Economia
Paraíba vira vitrine para franquias: entenda o que está por trás da expansão
Expansão imobiliária, turismo em alta e avanço econômico tornam João Pessoa e outras cidades paraibanas alvos de redes em busca de novos mercados.
06/08/2025

(Foto: Reprodução)
Anna Barros
A expansão econômica da Paraíba pode ser sentida em diversos setores, entre eles o de franchising. Esse crescimento pode ser explicado por diversos fatores como a alta no número de moradores, a valorização dos imóveis e o fortalecimento do turismo. Todos esses pontos podem ser observados em diversas cidades do estado, mas um chama mais a atenção: João Pessoa.
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De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paraibana teve um crescimento populacional de 15,3% entre 2018 e 2022. Consequentemente, essa expansão gerou também um aquecimento do mercado imobiliário, que contou com um aumento de mais de 15% nos precos dos imóveis, segundo dados do Índice FipeZap.
Partindo para o reflexo dessa expansão para o setor de franquias, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor faturou R$ 273 bilhões no ano passado, revelando um crescimento de 13,5% em relação a 2023. Desse total, a Região Nordeste movimentou mais de R$ 39 bilhões com as mais de 28 mil unidades em funcionamento.
Considerando que a Paraíba foi o estado com o maior crescimento do Produto Interno Bruto de 2024 – com uma alta de 6,6% –, os olhos de investidores de fora e dentro do estado começam a mirar nesta forma de empreendedorismo.
Para compreender melhor esse cenário em ascensão, o Portal WSCOM conversou com a Ana Virgínia, CEO e Co-founder da franquia Clube Turismo, um dos maiores cases de sucesso do ramo na Paraíba.

“O crescimento do setor de franquias em nosso estado pode ser atribuído a uma combinação de fatores: economia local que tem mostrado estabilidade e expansão, com aumento do poder de consumo da população e melhoria da infraestrutura urbana, além da força do empreendedorismo regional com paraibanos querendo investir em seu próprio negócio buscando modelos de negócio consolidados como franquias ou até mesmo formatando franquias para expandir da Paraíba para o Brasil, como exemplo a Clube Turismo”, destacou a empresária.
Ana compartilhou dados da ABF, referentes ao quarto trimestre de 2024, que apontam que o Nordeste possui a terceira maior ocupação de franquias do país, com 17%, ficando atrás apenas do Sul (22%) e Sudeste (46%).
A empresária também destacou que a capital paraibana combina diversos fatores para se tornar atrativa para redes de expansão nacional. Entre elas a ascensão da classe média na cidade, que contribui para o potencial de consumo da cidade. “A receptividade do consumidor paraibano a novidades e o avanço da infraestrutura urbana também tornam a região estratégica para quem busca consolidar presença no Nordeste”, disse.
Segundo Ana, a ascensão do turismo de João Pessoa também está diretamente relacionado com o potencial de consumo, devido a essa fase notável de desenvolvimento.
“Além do crescimento populacional e da valorização imobiliária, João Pessoa tem crescido enquanto destino turístico. Esse crescimento impacta diretamente o consumo, uma vez que indica uma região em desenvolvimento, com maior circulação de pessoas e aumento no poder aquisitivo. Esses fatores criam um ambiente favorável para o desempenho de franquias, atraindo marcas para a região, ao mesmo tempo que cria oportunidade de expansão de empresas paraibanas para o mercado nacional”, pontuou.
Segmentos destaque e aposta no Interior
Ainda embasada em dados da ABF, Ana revelou que o atual estilo de vida da capital paraibana está diretamente ligado ao crescimento do setor de serviços. O relatório do primeiro trimestre de 2025 da associação aponta um crescimento significativo dos seguintes ramos quando comparados a 2024:
- Hotelaria e Turismo: 14,7%
- Saúde, Beleza e Bem Estar: 14,9%
- Limpeza e Conservação: 16,3%
A análise desses setores, juntamente com um estudo sobre a cidade e a empresa que deseja franquear são pontos que necessitam de atenção para quem deseja empreender em cidades interioranas. Para quem se enquadra neste perfil, Ana Virgínia reuniu uma série de conselhos:
“– Leia a lei de franquia e reflita se possui perfil para investir nesse modelo de negócio. Investir em franquia é empreender com passos à frente, uma vez que iniciará com um modelo testado, validado e com toda a estrutura de suporte e de know how do franqueador, por isso é também uma forma mais segura para quem busca empreeender. Contudo, considere que franquia não é para todo mundo;
– Avalie sua identificação com o negócio. É importante que o empreendedor tenha identificação com o segmento e com as atividades que precisará desempenhar na gestão ou até mesmo na operação da franquia;
Avalie se a projeção de investimento e financeira da franqueadora está adaptada a realidade do mercado onde você deseja investir;
– Faça uma pesquisa de reputação da marca: o que os franqueados que atuam na Rede dizem sobre ela, qual o feedback dos franqueados que se desligaram da Rede nos últimos dois anos, tempo de atuação da franqueadora, se a franqueadora é associada ABF e se possui o Selo de Excelência em Franchising, demais premiações existentes. Além disso, estude previamente o contrato de franquia e a Circular de Oferta. Esses dois documentos juntamente com o balanço patrimonial da franqueadora e a relação de franqueados e ex-franqueados, são documentos obrigatórios que devem ser entregues ao candidato à franquia”, concluiu.
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