Economia

Paraíba tem o maior crescimento no volume de vendas do varejo do país


08/07/2025

Portal WSCOM

O volume de vendas do comércio varejista da Paraíba apresentou crescimento de 9,1% em maio de 2025, frente ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (8) pelo IBGE. O resultado estadual foi significativamente superior à média nacional, que registrou variação de 2,1% nessa base de comparação. Já a receita nominal do estado teve alta de 12%, também acima do indicador brasileiro, que foi de 7,9%.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Na comparação com o mês imediatamente anterior (abril de 2025), o volume de vendas na Paraíba registrou queda de 0,7%, após 4 meses seguidos de alta. O resultado segue a mesma tendência do observado nacionalmente, onde o índice caiu 0,2%. Apesar do recuo, o desempenho estadual foi melhor que o de 13 unidades da federação. As unidades da federação do Tocantins (-3,5%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Santa Catarina (-1,8%) apresentaram os piores índices, enquanto o estado de Roraima apresentou o maior crescimento (1,1%). A receita nominal no estado, porém, teve variação positiva de 0,1%, enquanto a média do Brasil recuou 0,1%. 

Considerando o acumulado de janeiro a maio de 2025, o comércio varejista paraibano cresceu 6,7% em volume de vendas, mais do que o triplo da média nacional, que ficou em 2,2%. A Paraíba teve o terceiro melhor desempenho do país e ficou atrás apenas dos estados do Amapá (+9,0%) e de Santa Catarina (+7,0%). Na outra extremidade, os piores desempenhos acumulados foram registrados por Roraima (-3,0%), Rio de Janeiro (-1,9%) e Mato Grosso do Sul (-0,2%). Em termos de receita nominal, a Paraíba também apresentou desempenho superior: alta de 10,5%, ante os 8,2% registrados no Brasil. 

No acumulado dos últimos 12 meses, frente aos doze meses imediatamente anteriores, a Paraíba obteve a segunda colocação no quadro nacional, com variação positiva de 10,9% no volume de vendas, atrás apenas do estado do Amapá, que apresentou crescimento de 12,9%.  O resultado da Paraíba foi superior à média nacional, que registrou crescimento de 3% no mesmo período. Para a receita nominal, a Paraíba obteve um aumento de 14%, ficando novamente, acima da média nacional (8,5%).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.