Futebol

Palmeiras e Corinthians jogam no Pacaembu

Brasileirão


25/10/2014



Para um dos historiadores do Timão ouvidos pelo LANCE!Net, foram 150 jogos, com 60 vitórias alvinegras, 45 empates e 45 derrotas. Para um dos historiadores do Palmeiras ouvidos pela reportagem, 153 jogos no estádio, com 48 vitórias alviverdes, 44 empates e 61 derrotas.

Diferenças à parte, o clássico mais tradicional do estado de São Paulo viverá neste sábado, a partir das 16h20, um dia especial. Afinal, o Dérbi fará uma espécie de "despedida oficial" do Pacaembu.

A inauguração da Arena Corinthians, em Itaquera, no último mês de maio, e a iminente reinauguração do Palestra Itália, agora batizado de Allianz Parque, farão com que o estádio municipal passe a ser utilizado num possível Dérbi apenas em situações específicas ou emergenciais.

As necessidades de pagar as suntuosas construções, de atender os donos de camarotes e, claro, de se sentir realmente mandante diante do maior rival, deixarão o Pacaembu apenas como história nesse duelo.

(Momento marcante do Dérbi: Palmeiras é campeão brasileiro de 1994)

Uma história, aliás, riquíssima, cheia de momentos de alegrias e tristezas, com títulos importantes, gols inesquecíveis e ídolos inesperados. Incluindo os torneios-início e outras pequenas conquistas, são 26 títulos do Palmeiras no Pacaembu contra 24 do Corinthians, que "encostou" no arquirrival nos últimos anos, com as conquistas do Brasileirão (2011), da Recopa (2013) e, claro, da Copa Libertadores (2012), a maior de todas.

Por falar em maior momento, o lado palmeirense tem como sua principal recordação a famosa Arrancada Heróica, de 1942, quando o clube deixou para trás o nome de Palestra Itália e, em sua estreia como Palmeiras, foi campeão paulista sobre o São Paulo, após uma vitória por 3 a 1. No Dérbi, a lembrança mais gostosa no estádio é o título brasileiro de 1994.

– Embora o mando seja do Palmeiras, o Pacaembu é muito familiar para o Corinthians. O fato de se sentir em casa ou não, vai depender do jogo. Existe a intenção do lado de lá e a do lado de cá. Do lado de lá, não vão querer deixar o Corinthians à vontade – Mano Menezes.

– O Corinthians era o maior mandante no Pacaembu. Não é mais. É casa do Palmeiras, ao menos no campeonato – completou.

– É o principal clássico, os jogadores se preparam de forma diferente. Eu, como jogador durante quatro anos, vivi jogos que me marcaram bastante – lembrou Dorival Júnior, treinador do Palmeiras.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //