De Severino e Antônio Cândido a WS, Pablo e Vinícius: a real evolução da cidadania

Imagem Substituída

Refletir sobre a exploração do Dia dos Pais neste domingo, 10, nos faz exigir a consciência de que somos frutos de uma sucessão masculina de pais com contextos diferentes, mesmo que ao final da análise atual cheguemos à conclusão de que houve evolução positiva no processo masculino familiar.

Sejamos francos: o nível da cultura masculina da fase lá atrás de Severino Cândido, meu avô paterno, da mesma forma seu filho – nosso pai Antônio, certamente foi muito afetado pelo conceito cultural machista de época na forma de tratar o conjunto da família, a partir de esposas e filhos.

Particularmente, tenho memórias tênues de Severino Cândido no bairro da Torre sendo figura de iniciativas ousadas, como foi na fundação da Escola de Samba “Malandros do Morro”, mas no aspecto da vida real do cotidiano, ele foi distante de netos, a exemplo de mim e Duda.

Antônio Cândido também se viu ausente na relação comigo e o Mano até por ter se envolvido com outras relações distantes de Maria Júlia, nossa amada mãe. Com o tempo passando, eis que ele nos redescobriu como filhos, mesmo com as marcas e feridas no curso da história.

 

Severino e Antônio Cândido (Foto: Arquivo)

 

Eu mesmo, de caso pensado, resolvi tirar o trauma de minha vida e assim passei a me relacionar bem com ele. Na prática, eles foram comprovadamente ausentes – e isto não é fácil de conviver. Mas, tudo passa, e como diria Nelson Ned, tudo passará.

Seja como for, agradecemos de coração toda a vida convivida e experimentada por tudo o que eles representaram. Obrigado.

No meu caso em si, olhando toda a história de vida, admito ter convivido com possíveis equívocos e erros, mas nunca fugi da responsabilidade de pai presente na formação e garantias de Pablo e Vinícius em todos os momentos. Eles e Maísa sabem disso, por isso são desde quando adultos, Pais de educação qualificada e postura contemporânea de valor singular atualizado, reconhecido muito a nos orgulhar. Evoluíram e cresceram de forma exemplar.

 

Três gerações da família Santos (Foto: Arquivo)

 

Na prática, a performance de nossos dois filhos nos remete à convicção de que avançamos muito de Severino e Antônio Cândido para cá, agora conosco precisando reverenciar nesta data o valor singular, real e atual dos pais Pablo e Vinícius como exemplos para conhecimento de todos e todas.

Trocando em miúdos, temos nos dedicado a contribuir efetivamente com novo tempo em que, também comprovadamente, estarem eles formados em cidadania e bem humano com cursos de Administração e Medicina permitindo construção de sobrevivência em patamar bem melhor. Os filhos e toda a família agradecem.

De fato, eles são diferenciados e evoluídos ética e humanamente. Eis o exemplo em vida. Estão prontos para novas conquistas com conhecimento e sabedoria! Que Deus os proteja sempre🙏.

ÚLTIMA

“Cada um / dá o que tem”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo