Em João Pessoa, onde recebeu o título de Cidadão Pessoense, o ex-presidente Lula chegou ao quarto Estado do Nordeste a visitar durante Caravana denominada de Esperança dando demonstração de que tem conhecimento profundo sobre a Geopolítica, bem como dos fatores históricos e econômicos a fazer o País conviver com a grave crise da atualidade. Lula incendiou o Ponto de Cem Réis diante de multidão advertindo para a perseguição que ele sofre da Justiça e da Mídia.
Com a voz rouca característica de sua personalidade, nada disso foi mais forte do que sua capacidade de traduzir os problemas políticos e econômicos frutos, segundo ele, de uma grande armação por conta das políticas de soberania nacional e de inclusão social em nível nunca existente irritando poderosos do Capital e setores da Elite.
Mesmo sem diploma universitário, o ex-presidente provou em seu discurso que está mais preparado para enfrentar a crise e gerar superar nacional do que muita gente diplomada.
Danado é que Lula trata de questões complexas como a saída da economia ou trechos da História, a exemplo da introdução da Universidade brasileira em 1922 para atender a um capricho de autoridade da Bélgica numa linguagem compreensível para Doutor ou Analfabeto, tanto faz.
Sábio e com memória de elefante deu uma aula de conhecimento das relações internacionais fazendo do Brasil m dia época uma referência Global, daí ter exaltado o trabalho de Celso Amorim, da mesma que arrancou excitação do público ao explicar como e porque resolveu a Transposição de São Francisco.
A rigor, Lula rememorou a fase das políticas públicas de inclusão social dando status melhor às camadas mais pobres da sociedade brasileira sem elevar o tom contra quem lhe persegue.
Trocando em miúdos, Lula está preparado para a nova fase do Brasil – se possível com sua candidatura – sabendo ele que a Justiça Federal age para tirá-lo do páreo embora ele anuncie resistência máxima porque em sendo candidato será imbatível.
Lula como Lider Político resiste à maior perseguição da Histo ria mas é um Doutor em Brasil, sem igual.
RICARDO COMO ALIADO
O ato público levou o governador Ricardo Coutinho a se manifestar aliado de Lula e Dilma voltando a denunciar o retrocesso político em curso.
Do PSB, ele nunca titubeou no apoio ao ex-presidente, que o trata de forma diferenciada.