O espetáculo dantesco registrado sábado, durante eleições para escolha dos novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, serviu para mostrar que o PT estadual continua vivo na sua disputa interna intensa, embora a forma fraticida de construir o debate não tem tido boa repercussão, ao contrário repercute mal.
A eleição de Jackson Macêdo para a presidência do partido, mesmo sob contestação do deputado e concorrente Anísio Maia, já era esperada pelo histórico do militante ao longo dos anos. Vem das bases estudantis com reconhecido desempenho em favor do partido.
CONJUNTURA LOCAL E NACIONAL
Jackson Macêdo chega ao atual estágio diante do maior massacre que um partido nos tempos presentes já sofreu. A tática envolvendo grandes atores dá Justiça , MP, PF, partidos tradicionais sob o comando da Grande Mídia é extinguir, acabar com o PT e seu maior líder, Lula.
Na base estadual, além da perseguição intensa, o PT sofreu a baixa de diversos militantes, a partir do prefeito Luciano Cartaxo e até ex-presidentes, a exemplo de Adalberto Fulgêncio.
De lá para cá, o partido resiste como pode agora, circunstancialmente em face da Reação ao denominado Golpe, convive com o reforço de outros partidos de esquerda.
Só que o PT perdeu a dimensão de antes e se apega para manter os mandatos existentes, a partir de Luiz Couto, Anísio Maia e o vereador Marcos.
CONTRADIÇÃO E DESAFIO
Enquanto convive com o bombardeio infernal, o PT é também na Paraíba uma legenda forjada por militantes de ideologia conhecida, mas de postura decente. Não há um só que se diga envolvido com falcatrua.
Tem mais: de todos os partidos existentes é o mais democrático na formação e discussão de seus rumos sem mandonismo, diferente dos grandes partidos com chefes e/ou donos.
Em síntese, a arenga feia de sábado manda o PT refletir sobre formas de proceder menos intolerante, mas está com o desafio de se manter como pode e resistir para ver Lula candidato a presidente, hoje com projeção de eleição segura diante dos concorrentes à vista.
Não vai ser fácil, mas tem de encarar.
UMAS & OUTRAS
…Terça-feira que vem, às 19 horas, o escritor Rui Leitão vai estar lançando novo livro “Sentimentos, Emoções & Atitudes” no Restaurante PICUÍ Praia, no Bessa, um ótimo local de encontros e culinária.
…A Fundação Casa de José Américo continua com programação especial com eventos.
…Carmélio Reynaldo continua super ativo no acompanhamento do que há de melhor na música brasileira.
…David Fernandes decidiu repetir o encontro no Bar do Galo para apresentar a Radiola de Ficha que ganhou de presente. É que, lembrando Steve Jobs, no sábado passado a “bicha” resolveu não querer tocar.
…Rever amigos sempre faz bem ao coração. A reunião em torno de David organizado pela professora Sandra Moura foi exatamente isto.
ÚLTIMA
“Só eu sei/os desertos que atravessei…”