Para que serve a Democracia no Brasil?

Exposto o resultado presumido de afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff no Senado Federal pelo acordo tramado pelas forças conservadoras do País em sintonia com Capital Internacional há de se admitir um novo e perigoso fosso instalado no Brasil dividido: de um lado, os que lograram êxito na Trama consolidada em Golpe e, do outro, a parte brasileira desalojada de um Projeto nacional de conquistas coletivas amparado pelas eleições.

Há um tênue beco miúdo visto pela fresta da Constituição se dirigindo na direção do STF mas este, com a composição posta, terá coragem de atestar que o Impeachment se efetivou sem Crime de Responsabilidade?

O STF contemporâneo não tem estofo para isto, de abrigar o respeito à Constituição diante da classe política conservadora poderosa e ameaçadora. Tem telhado de vidros demais em torno do Supremo para ele se fazer apenas soberano.

Mas, Direito Constitucional e regra prevista em Lei podem desobedecer à própria Constituição? E o aval popular tem alguma serventia de força no País?  A Democracia vigente é sempre legitimidadora dos Poderosos? Enfim, el Pueblo ainda serve para que?

LEGALIDADE E DEMOCRACIA

São dois valores e fatores de simbologia e efeitos diferentes. Nem tudo o que se entende por legal é democrático,  embora invariavelmente onde há democracia pode se atestar a legalidade por perto.

O Brasil vive a legalidade de um processo engendrado com a força política bancada por forças internas e externas, mas nem de longe representa a expressão da pura democracia tão indispensável ao País de reprodução permanente de Casa Grande & Senzala.

A decisão construída no Senado expõe está ferida sociológica de se trocar a esperança da redução das desigualdades pelo arbítrio de políticos voltadas para quem sempre teve muito no País.

SINTESE ANTROPOFÁGICA

A classe política tradicional se nutre do conceito público de combate ao que ela prática, mesmo que a maior das ambições é sustentar o modelo corrupto com o aval cinscunstante da Burocracia jurídica e de aparelho de segurança a favor deste grande sistema a serviço da entrega das riquezas nacionais aos depredadores de sempre.

Eis o resumo da Opera diante de Dilma Rousseff – uma grande Mulher devorada pelo esquema da Mais Valia e do medo da libertação popular.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo