A sucessão de João Pessoa volta às atenções para a entrevista coletiva do deputado federal Manoel Júnior nesta sexta-feira quando deve anunciar seu posicionamento acerca de sua pré-candidatura. Nos bastidores têm – se como certa a sua desistência, entretanto no PMDB, formalmente, o senador José Maranhão ainda sonhe ou queira a manutenção da disputa pelo parlamentar peemedebista.
Embora pareça fácil entender a probabilidade de desistência de Manoel Junior, ou não – com diz o Mano Caetano, há que se levar em conta outros fatores em jogo em 2016, mas com repercussão em 2018 porque alguns movimentos de agora terão efeito na disputa para o Governo do Estado.
MARANHÃO, PRÉ-CANDIDATO
Neste emaranhado de interesses partidários e políticos, um desses fatores reside na clara intenção do senador José Maranhão de disputar o Governo em 2018.
É este fator de agora que também está sendo mensurado e inserido no contexto da definição do PMDB em João Pessoa e nas principais cidades do Estado.
Maranhão avalia os próximos passos do partido por este ângulo porque está consciente de que, numa hipótese do prefeito Luciano Cartaxo vir a ser reeleito, será o lider do PSD na Capital quem ascenderá em tese na disputa de 2018 e isto afeta a pretensão do senador.
IRA E PRAGMATISMO
Se dependesse de humor e vindita, o senador e o PMDB selariam um acordo fechado com o PSDB e o senador Cássio Cunha Lima para “dar o troco” em Ricardo Coutinho pelo que considera e diz nos bastidores – a desatenção do governador. RC rebate.
Este moido sentimental ainda hoje move o juizo de pemedebistas, mas a lógica e o pragmatismo indicam que é preciso estudar a melhor tática para 2018 já sabendo que RC não será candidato – algo que abre entendimentos no interesse do PMDB.
Trocando em miúdos, até o dia 5 de agosto – último dia das definições partidárias de 2016, muita coisa pode acontecer, inclusive nada.
UMAS & OUTRAS
…O PSDB está jogando forte na pré – candidatura do médico Emerson Panta, que passou a ser um dos nomes em evidência na disputa pela Prefeitura de Santa Rita.
…Ruy Carneiro, presidente da legenda, é um dos maiores entusiastas.
…A família Maroja não engole a forma como o PTN tirou de campo a pre-candidatura do empresário Henrique Maroja.