Há tempos não ouvia falar mais de engenhosidades singulares comuns a Campina Grande, segunda maior cidade do Estado – terra em que Edivaldo do Ó criou a Bolsa de Valores, Senecap, Universidade, etc, e professor Lynaldo Cavalcanti articulou o primeiro computador da Paraiba e, quando reitor, fez do Campus II em diante a maior referência de Ciência da Computação e da Engenharia Elétrica – mãe de toda a base da Tecnologia de Informação, que o municipio ser referência internacional.
O reitor Edilson Amorim e seu competente Vicemário sabem bem disso.
Nesta quinta-feira de “nem chove nem faz sol” em João Pessoa, acompanhei um dos fatos mais extraordinários acontecidos em Campina dos ultimos anos.
Simplesmente, o empresário Juan Pinheiro, originalmente da área de TI, inaugurou a primeira fábrica de aviões do Nordeste no Aeroclube da cidade.
COMO SERÁ
A empresa denominada de STRATUS comporta a fabricação de aviões de 2 e 4 lugares, cuja certificação da Agencia Nacional de Aviação está em curso. Leve-se em conta ainda, que será ambiente de Oficina para consertos de aeronaves.
Para dimensionar o tamanho da perspectiva de sucesso, a primeira encomenda já está em curso com valor de U$ 250 mil dólares para ser entregue até setembro.
PRIMEIROS PASSOS
Poucos sabem que Juan Pinheiro é um inventor predestinado a sucesso, como se deu com a Tornolezeiras que criou em Campina e é hoje aplicada em diversos estados do Brasil, através de contrato feito com empresa de Brasília.
Na conversa com o portal WSCOM, ele explicou que há tempo vem se dedicando a estudar o mercado nacional e internacional participando de diversas Feiras, em especial nos Estados Unidos, identificando potencialidade no setor.
– Como usuário e dedicado estudioso no segmento, até motivado por minha esposa, resolvi aprofundar as avaliações e entendimentos visando identificar meios capazes de estabelecer com perspectivas de resultados positivos uma Base industrial em Campina Grande já dialogando com outros estados – observou.
Juan Pinheiro confirmou que está em fase de desenvolvimento final a primeira aeronave na sua indústria, cujo material de estrutura externa de fibra foi adquirida nos Estados Unidos com inserção de peças produzidas em Campina Grande. O próximo avião, contudo, terá tecnologia e equipamentos – todos fabricados na sua industria.
É destes Juans que Campina e a Paraiba precisam e se orgulham.
UMAS & OUTRAS
…O Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Lindolfo Pires, considera estar em andamento uma forte articulação para incrementar o setor no Estado atraindo participação internacional.
…Já o Secretário de Articulação em Brasília, Ricardo Barbosa, garante que vai destrinchar e resolver todos os processos nos gabinetes ministeriais.
…Luciano Cartaxo mandou abrir licitação para resolver a Barreira, mas as obras só em novembro. Até lá é conviver com o debate critico sobre o assunto.
…Quem anda animado no setor de patrimonio cultural é o historiador e jornalista Rui Leitão, na Coordenadoria ligada à Seplan.
ÚLTIMA
“Eu fui feliz lá no Bodocongó/
no meu barquinho de um remo só…”