A disputa é entre Luciano Cartaxo e Cida Ramos

Como estava escrito nas estrelas, a pesquisa do Instituto Opinião consolidou em trabalho produzido para a TV Arapuan: a disputa em 2016 para prefeito de João Pessoa se dará mesmo entre os candidatos Luciano Cartaxo, atual prefeito, e Cida Ramos, secretária de Estado e nome apoiado pelo governador Ricardo Coutinho. Na prática, este cenário tira da pole position o PMDB e PSDB, antes comandantes da cena na Capital.

Os números também definem a constatação do presente em termos especificos: o prefeito está na dianteira com 44% das intenções de voto contra 11,3% em favor da pré-candidata do PSB.

Em tese, Luciano chega ao seu teto máximo, enquanto Cida mostra que está crescendo devendo romper os números de agora no decorrer dos dias.

A QUEDA DE MANOEL JÚNIOR

O fato adicional também importante apresentado pela pesquisa é a retração do pré-candidato Manoel Júnior aparecendo com 4,6% das intenções, enquanto Wilson Filho surge com 3,5%, pontuando o candidato do PT, Professor Charliton com 1.3%.

Dos três pré-candidatos nesta faixa, a queda mais forte se deu em torno de Manoel Junior liderando a maior rejeição de todos os candidatos.

Goste ou não goste o deputado, ele deixou selar sua imagem vinculada com Eduardo Cunha, o anti-político com graves denúncias em torno dele – e por isso vai pagar essa conta de péssima companhia.


MARANHÃO E CÁSSIO COADJUVANTES

Quem diria os principais lideres do Estado no contra-ponto ao governador Ricardo Coutinho, no caso Cássio Cunha Lima e José Maranhão, já não têm mais força para fazerem seus partidos comandantes do maior colégio eleitoral, a exemplo do que o PSDB foi com CÍcero Lucena, nos anos 2000.

O senador do PMDB, homem forte da atual conjuntura de Poder em Brasília, também não consegue fazer seu candidato, Manoel Junior, participar da disputa com chances.

Em sendo assim, eles cumpre papel secundário devendo apoiar Luciano Cartaxo, sobretudo os Tucanos.

FRAGILIDADE E PRIMEIRO TURNO

Com os números expostos, quem mais sai arranhado do jogo é Manoel Junior que, diante da realidade posta, vai enfrentar a “onda” dentro do PSDB para compor com Cartaxo já no primeiro turno.

São três tucanos disputando a vaga de Vice de Luciano: vereador Marcos Vinicius, Ruy Carneiro e Lauremília Lucena.

A dados de hoje esta hipótese cresceu muito.

O PAPEL DO PT

Os números de Professor Charliton estiveram aquém do que aposta a militância e os dirigentes petistas pois consideram seu candidato com reais chances de ampliar a participação no bolo eleitoral.

Como diz a canção de Petrucio Amorim, pra ir mais longe vai ter que suar.

O ARGUMENTO DE LUCIANO

Para o prefeito, a entrega da nova reurbanização da Lagoa será um incremento importante na sua nova fase política, por isso prevê crescimento junto ao público jovem.

Ele aposta ainda nas demais ações de bairros.

CIDA E A LEITURA ATUAL

A candidata do PSB considera os números da pesquisa dentro da realidade construída por ela em menos de 30 dias, mas acha que crescerá muito mais.

Em contato com o Blog, ela disse que tem expectativa para avançar muito mais a ponto de entrar na disputa com vistas à vitoria, e considera a obra da Lagoa aquém de um fator decisivo na atual eleição.

Detalhe: nos tempos de movimento universitário estudantil Cida foi presidente do DCE e Luciano seu Vice.

ÚLTIMA

“Esse jogo não vai ser um a um…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso