Lá no bairro da Torre, pode perguntar a qualquer uma sexagenária olhando a foto do deputado federal Hugo Motta: “É um jovem político de talento” – responderia a Sabedoria humana em pessoa. Mas, destarte o valor particular do neto da digna prefeita Francisca Mota, de Patos, pelo tom das noticias e bastidores da reta final de campanha para Liderança do PMDB, ele jogou todas as fichas no seu mentor, o deputado federal Eduardo Cunha.
Já não dá mais para fingir que, na essência, ele representa a relação construída com parlamentar carioca e atual presidente da Câmara Federal.
ANTES…
No começo do projeto de candidatura à Liderança, Hugo utilizou-se muito do discurso de que nada tinha a ver com Cunha, portanto, buscava apenas a unidade partidária e o apoiamento ao Governo Dilma.
A rigor, mudou a estratégia positivamente porque, antes, estava com Cunha votando contra o Governo. De sorte que a estratégia valeu e o fez crescer.
PORÉM…
O jogo de Hugo é muito alto, bem maior do que pode imaginar sua mente sã de um jovem político bem intencionado.
A disputa em voga neste momento será decisivo para o futuro do comando no PMDB e na relação com o Governo porque esta em jogo se o partido fica na Situação bem resolvida e pode até acertar a sucessão de Temer com Jucá ou se continua tendo a influencia decisiva de Cunha dentro e fora do partido.
EFEITOS
Hugo Motta jura de pés juntos que está conseguindo apoios para se eleger. Aliás, o fato mais importante desta quinta-feira foi a revelação de que Cunha entrou pesado pedindo votos para Motta “como se fosse a ele”.
É o contexto geral, a má imagem espraiada de Eduardo Cunha e sua fama de usar do mandato para captação de dinheiros escusos – tanto que o Ministério Público Federal está pedindo seu afastamento – que termina por respingar no habilidoso Hugo Motta.
DETALHE
Embora haja torcida forte na Paraiba por Hugo, dias atrás o ex-aliado de Cunha e ex-Lider do PMDB ungido por 1 voto, Leonardo Quintão, anunciou o seu voto e de mais 5 outros pemedebistas de Minas ao concorrente Leonardo Picciani, do Rio de Janeiro.
Pensemos: antes, a vitória do candidato de Cunha foi por um voto, agora já são seis votos por Picciani. Como Hugo vai reverter nos outros estados sabendo que este é um jogo de vida e morte para o PMDB do Rio?
SINTESE
Como cantava a amiga de Roberto nos anos 70, “não está sendo fácil, não”.