A simbologia de Michel Temer começando por João Pessoa

A presença já em solo da Paraíba do Vice-presidente da República precisa ser analisada por diversos ângulos de importância, que a comitiva traz nesta fase da conjuntura brasileira, em especial do PMDB, sobretudo no apoio público à pré-candidatura do deputado federal Manoel Júnior à Prefeitura de João Pessoa.

Temer chega, a rigor com o manequim de presidente do PMDB – maior partido do Congresso Nacional, encarando o processo de sua reeleição na presidência do partido diante de movimentos produzidos pelo senador Renan Calheiros para lhe tirar o comando, ainda diante do deputado federal Hugo Motta, disputando a Liderança na Câmara Federal e, por fim, as candidaturas do PMDB nas principais cidades da Paraíba, em especial João Pessoa e Campina Grande.

Ressalte-se neste último caso a candidatura de Manoel Júnior na Capital, pois terá apoio total de Temer e do PMDB Nacional.

O CASO DA REELEIÇÃO

Pelo tom da carruagem, Temer deve consolidar o apoio do presidente estadual, José Maranhão, e demais pares Federais.

Ao que se vê, ninguém até hoje se manifestou aderindo ao movimento de renovação no comando partidário liderado pelo senador Renan Calheiros.

Este é dos cenários o menos complicado.

A DISPUTA NA LIDERANÇA

O presidente Temer chegou em João Pessoa acompanhado do deputado federal Hugo Motta, candidato à Liderança com registro de crescimento tanto que já disputa o páreo com Leonardo Picianni, do Rio de Janeiro.

Neste caso, Temer pode até torcer por Hugo – algo assimilável diante do jogo duro jogado pelo PMDB do Rio em posição contrária à ele e ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Mesmo assim, precisa aparentar e estar equidistante para não significar uso da máquina pró Hugo Motta, que tem sido muito habilidoso até para não assumir os desgastes de Cunha.

A CENA DA PARAÍBA E EM JOÃO PESSOA

{arquivo}

Este é o caso mais complicado porque Temer haverá necessariamente que prestar apoio à candidatura própria em João Pessoa, de seu amigo e talentoso parlamentar, Manoel Junior, este com apoio do Diretório Municipal e do senador Maranhão.

Só que não há consenso por conta de outro processo, o de Campina Grande, onde o deputado federal Veneziano Vital é candidato e quer aliança com o governador Ricardo Coutinho.

{arquivo}

Aí começa o Angu a ficar azedo porque os casos de João Pessoa e Campina se conflitam porque Manoel Jr é adversário de RC.

MAIS LENHA

Diversos deputados estaduais a exemplo de Gervásio Maia, Trócolli Júnior e Nabor Wanderley, votados em João Pessoa, são contra a candidatura de Manoel Jr e defendem aliança com Ricardo.

Não há hipótese de outra posição porque eles já fecharam acordo com governador, logo não apoiam Manoel Jr, alegando que este tem compromisso com o PSDB e Cássio Cunha Lima – adversário dos deputados, Vené e de RC.

SÍNTESE

Entretanto, independentemente dos moidos internos, Michel Temer reforçará para fora e dentro do PMDB a candidatura de Manoel Junior, mas sairá de João Pessoa sem resolver a bronca interna do PMDB.

ÚLTIMA

“O olho que existe/é o que vê…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo