{arquivo}Os magistrados da Paraíba, da ativa e aposentados, tiveram um sábado democrático em suas rotinas de fim-de-semana com a eleição na AMPB, em Areia Dourada, onde acabou apresentando como resultado a reeleição do atual presidente Horácio Melo – Juiz qualificado do Judiciário.
Em termos processuais, há que se considerar o pleito uma demonstração de sentimento democrático exemplar com cada um exercendo seu livre direito de escolha.
De agora em diante, contudo, deve estar com maior freqüência nas rodas e debates internos do Tribunal de Justiça uma tese já povoando os Judiciários de outros estados, que é a perspectiva de escolha do presidente pelo voto direto envolvendo também os juízes, mesmo que seja entre os 19 desembargadores.
A Tese não é consensual porque interrompe um processo antigo, segundo o qual, a escolha se dá pela ordem de antiguidade geralmente envolvendo os três mais antigos desembargadores, cuja escolha é feita apenas entre eles.
A proposta defendida pelo Juiz Horácio Melo é de que todos, inclusive os Juizes, possam escolher o presidente entre os desembargadores com todos eles tendo a prerrogativa de votar e ser votado. Aliás, esta há uma Tese “mais radical” envolvendo setores do Judiciário defendendo até que Juiz possa votar e ser votado para presidente e não só desembargador. Não é o caso de agora.
Aliás, há controvérsia porque juízes, a exemplo de Carlos Sarmento defende que se mantenha o mesmo “status quo”, algo que em se mantendo daria à sucessão no TJ a ascensão do desembargador Márcio Murilo.
Só que, na próxima quarta-feira, o Pleno do Tribunal volta a discutir a matéria devendo se posicionar definitivamente sobre as regras da eleição, se de forma direta ou indireta mesmo estando o presidente entre os 19 atuais desembargadores. Há em crescimento a tendência por ajuste nas regras da eleição.
Como dizem os Juristas do bairro da Torre, a Tese é esta a merecer definição em breve.
ADESÃO DE PESO
Quem vive no Litoral não dimensiona, mas o anúncio da adesão neste sábado do deputado estadual Antonio Mineral ao candidato Cássio Cunha Lima chega com efeito de “bomba” porque se trata de um dos “mais fiéis” defensores do governador Ricardo Coutinho, que tem a coragem de romper e passar para o adversário do lider do PSB.
A rigor, Mineral volta à casa antiga porque sempre fez politica ao lado de Cássio. Só que ele, por ser liderança na região do Cariri e Vale do Piancó reforça a perspectiva eleitoral do lider tucano numa hora muito especial.
LUCÉLIO COM MIKIKA E FELIPE LEITÃO
Neste sábado, a campanha para o Senado registrou o anúncio de apoio de Mikika e Felipe Leitão ao candidato Lucélio Cartaxo, a partir de bairros de João Pessoa e até em Sousa – de onde está a origem da familia dos dois lideres políticos.
UMAS & OUTRAS
…Domiciano Cabral jogou papel importante na articulação para Mineral apoiar Cássio, mas a abordagem inicial esteve com o candidato a vice, Ruy Carneiro.
…O lider sindical e presidente licenciado da Fetasp, Fernando Borges, candidato a Deputado Federal na Paraiba, tem atendido a uma agenda em diversos bairros da Grande João Pessoa e ainda no Interior do Estado. Anda animado.
…A propósito, Fernando Borges tem vinculo com Cabedelo onde seu pai foi prefeito. O municipio tem tido presença do candidato quem sabe sedimentando bases para o futuro.
…Mário da Cruz, candidato a estadual, anda pelos cantos pedindo votos para tirar do caminho “Gosto Ruim”. Quem diacho é este personagem? Ele não revela. Ontem, esteve no bairro da Torre, onde tomou três lapadas de Pitu.
…O ativista cultural Flauber e seu parceiro de lutas Glauco foram vistos ontem em áreas nobre da Torre em confabulações políticas.
ÚLTIMA
“Onde quer que eu vá/ eu vejo a minha Torre…”