{arquivo}A revelação pelo desembargador João Alves, relator do Caso PT na Paraíba, de que deve oferecer parecer e enviar o processo para votação no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral, é um sinal claro de que falta pouco tempo para se dirimir enfim qual será o destino do Partido dos Trabalhadores na sucessão de 2014 no Estado.
Como é de conhecimento geral, existem dois encaminhamentos processados e conflitados na essência para que a Justiça Eleitoral defina de vez: um do PT estadual oferecendo Convenção e aliança com o PSB e, outro, peticionado pelo Diretório Nacional informando que o indicativo do PT é de aliança com o PMDB na pessoa do candidato Vital Filho.
Em entrevista exclusiva ao WSCOM, o desembargador / relator explicou que “ao receber Petição do PT Nacional pedindo a anulação da convenção estadual por quebra de acordo estabelecido em resolução, tomamos os procedimentos normais dando vistas ao Ministério Público para manifestação, portanto, devemos concluir os prazos antes do dia 5 de agosto, sem dúvidas”.
Por fim esposou o entendimento de que , “estamos na fase conclusiva e muito em breve revelaremos nosso Parecer e, ato continuo, envio ao Plenário para decisão colegiada”.
CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS
A decisão do TRE/PB, seja qual for interferirá fortemente no processo sucessório em curso. Em caso do Tribunal manter a decisão do Regional implica em reforço estratégico muito forte em torno do governador Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano Cartaxo, que ofereceu ao lado do PT a candidatura do irmão, Lucélio Cartaxo, ao Senado. Neste caso seria um petardo de mil megatons na candidatura de Vital Filho.
A outra hipótese, em tese com manifestações do TSE, implicaria no desmantelamento da campanha do governador RC afetando fortemente a cúpula do PT estadual e a liderança inconteste de Luciano Cartaxo.
É desses dois cenários que sairá o veredicto da Douta Corte Eleitoral. Sem tirar nem por.
UMAS & OUTRAS
…A ascensão de Adalberto Fulgêncio na Pasta das relações institucionais e políticas traduz, em tese, a combinação harmoniosa entre a necessidade da secretaria e o histórico do Titular. Agora é acompanhar e entender qual seu real estilo na prática.
…O ex-vice-governador José Lacerda Neto se encontra conosco para revelar que é leitor assíduo do WSCOM e da Coluna/Blog, além de se dizer entusiasmado com a campanha de Cássio. De fato, só aumenta a responsabilidade.
…O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos, uma das mais gratas revelações em termos de gestão no Agreste, acertou apoio político à candidatura de Veneziano Vital para Câmara Federal. Antes votava em José Maranhão.
…Prestem atenção em Nonato Bandeira. Ele pode surpreender como candidato a deputado estadual.
…Por telefone, o candidato ao Senado, Wilson Santiago, diz que sua campanha da mesma forma com que a de Cássio passa por uma fase de atrair adesões, ao contrário do que se falou em perda de bases eleitorais.
ÚLTIMA
“Onde houver trevas/ que eu leve a luz…”