Por treze votos a um, a Executiva estadual do PT paraibano tomou a decisão nesta quinta-feira à tarde selando aliança com o PSB e o governador Ricardo Coutinho buscando assim avançar nessa nova composição.
Na mesma tarde, contudo, o PMDB consolidou e anunciou o senador Vital Filho como candidato ao Governo tendo na condição de vice o ex-governador Roberto Paulino, tudo como fora antecipado logo cedo pelo portal WSCOM.
A questão de maior nervosismo e enfrentamento passa a existir desta noite de quinta em diante diante da decisão do PMDB de cobrar apoio total do PT. Como enfrenta a resistência estadual, o partido está acionando o Diretorio Nacional petista para “influir” – na prática seria intervir mesmo para recompor a aliança.
Sem entrar no mérito que deixa o PT em melhor argumentação, o fato é que Vital Filho já mandou recados de que, se o PT recusar na Paraiba, a partir de segunda – feira ele não tem mais compromisso com o esquema do Governo Dilma, conforme revelaram alguns pemedebistas em contato com a Coluna.
Este é um aspecto muito sério porque um hipotético rompimento do presidente da CPI da Petrobras causaria problemas imensos ao Governo Dilma.
É em face da prioridade da candidatura de Dilma que o PT nacional tem agido e deve assim fazê-lo nas próximas horas chamando à Brasilia os lideres petistas para resolver esta parada.