{arquivo}A Folha de São Paulo fez veicular nesta quarta-feira mais um de seus Editorais bombásticos, agora contra a possibilidade do Senado Federal vir a aprovar a indicação do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, como novo Conselheiro do Tribunal de Contas. Os argumentos comumente baseados em aspectos aparentemente éticos têm, a rigor, força de espectro político que, infelizmente, o importante Jornal deixou de lado para analisar e/ou condenar casos reais de eloqüência de crime de desvios financeiros, no Tribunal de Contas de São Paulo com o Conselheiro Robson Marinho, mas a Folha, míope, não enxerga quase nada.
No caso do senador, o jornal requenta processos de quando Gim Argello acabou sendo questionado pela criação de alguns poucos cargos na Câmara Distrital, situação essa que não resultou em nada mais sério dado o teor ser aquém da intenção de incriminá-lo por dolo inexistente.
Mas, a “zelosa” Folha de São Paulo perdeu seu vigor de imprensa livre ou plural no sentido mais amplo da cobertura jornalística, que presume ouvir todas as partes e/ou abordar todos os assuntos quais quer que sejam mas com exposição clara dos fatos existentes.
A miopia da Folha, que enxerga Gim Argello, ignora por completo o comprovado desvio de recursos públicos para a conta do atual conselheiro do TCE de São Paulo, Robson Marinho, da mesma forma que esse propinoduto chega ao PSDB de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, entretanto, o outrora vigilante veiculo paulistano sequer ousa tratar em Editorial fatal.
Usa, como se diz na linguagem popular, de dois pesos e duas medidas buscando a todo custo incriminar o senador do PTB sem que haja concretamente argumentos demolidores (provas) contra o parlamentar.
Por certo que agindo assim esteja exercendo a peneira política na qual a Folha age como conivente do Conselheiro, a esta altura já devendo estar afastado numa sociedade decente, e no caso do TCU constata conselheiros oriundos do DEM e PSB serem aprovados normalmente, sem contestação, mas agora se insurge porque o indicado tem o apoio do Governo Federal.
De fato, nem dá mais para disfarçar tanto parcialismo e conduta típica de partido político.