Renato Russo, sem qualquer dúvida, foi um dos maiores pensadores da música popular brasileira. Suas composições têm poesia, traduzem as emoções e sentimentos de sua geração. Tocam no fundo na alma daqueles que se permitem, na atualidade, buscar compreender bem as mensagens contidas nos versos de suas músicas. Foi um mito dos anos oitenta. Fundou a banda de rock Legião Urbana, na qual foi o vocalista.
A versão original da música “Mais Uma Vez”, data de 1987, mas faz parte de um álbum póstumo, lançado sete anos depois da sua morte. A sua letra é uma canção de crença no amanhã, de confiança na superação de dificuldades e obstáculos ocasionais da vida.
“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei”. A claridade de um novo dia é sempre o renascer de esperança, de que tudo vai melhorar. Não há como fugir dessa regra da natureza, o sol sempre vai surgir após a negritude das noites. Não há porque se desesperar porque temos a certeza de que as sombras noturnas não são permanentes. Renato dá força à percepção dessa verdade.
“Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã. Espera que o sol já vem.” Quem não já viveu instante tenebroso proporcionado pela escuridão na vida? Segundo o poeta, quem não tiver controle emocional pode até “endoidecer”. É quando a gente acha que não haverá mais luz a clarear nossos caminhos. Nesse poema de Renato Russo, ele acalma os desesperançados, energiza o espírito dos que se deixam abater pelo desânimo dos problemas, chama a atenção para a “espera que o sol já vem.” Tudo passa.
“Confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança”. Se não confiarmos na nossa própria capacidade, como poderemos sair da escuridão da noite e aproveitar o brilho do sol nascente?
• Integra a série de crônicas “PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA”.