{arquivo}O que antes era pauta apenas para iniciados em política passou nos últimos tempos a ser agenda de espaços nobres da Midia, depois que o Partido dos Trabalhadores cresceu e tomou conta do Poder no País em escala maior ou na Capital da Paraiba. Por isso, os últimos movimentos precisam ser bem entendidos como forma de se entender o futuro de 2014.
A dados de hoje, três candidaturas se apresentam ao eleitorado. Inicialmente tomou vulto a pré-candidatura do professor Charlinton Machado, na sequência e contra-ponto sempre a do deputado federal Luiz Couto e, de ontem para cá, do petista Lenildo Morais, vice-prefeito de Patos.
O fato novo está na candidatura de Lenildo puxada, bancada por Giucélia Figueiredo e Frei Anastácio de duas tendências diferentes. Se, de fato, se confirmar o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, passa a ser chapa competitiva.
Só que, em sendo assim, cria desfalques na candidatura de Charlinho, entretanto, o agrupamento em torno dele pode gerar movimentos cujos encaminhamentos e resultados tenderiam a colocar em xeque a supremacia do prefeito no atual processo.
No paralelo, Luiz Couto com apoio total dos petistas ainda hoje aliados de Ricardo Coutinho acredita que, com a divisão entre seus concorrentes, sua chance de vencer é bem maior – condição esta que inexistia da mesma forma de agora, depois que Lenildo apareceu fruto de articulação da dupla dinâmica Anastácio e Giucélia.
Impressiona como que, embora as pessoas amadureçam, envelheçam, nem assim elas deixam os ranços ou desavenças de lado, como se dá no caso de agora onde caprichos pessoais terminaram por criar um problema, cuja dimensão pode atrapalhar o prefeito Luciano.
Trocando em miúdos, tudo leva a crer que haverá segundo turno cujo resultado, da forma em que a coisa anda com vaca desconhecendo bezerro – como costuma repetir José Euflavio Horacio – a fase seguinte pode ser uma incógnita, em sendo assim põe Luiz no páreo.
DETALHE
Quem mais cresceu proporcionalmente no PT foi a influência do prefeito Luciano. Isto amplia sua responsabilidade e participação porque qualquer erro significa dissabores de graça.
Por essas e outras, estes dois próximos dias serão de arrepiar.
ULTIMA
“Pavão misterioso/ pássaro formoso
No escuro desta noite/ me ajuda cantar…”