O saldo da primeira semana das eleições no País

{arquivo}O fim-de-semana chega com as muitas campanhas de segundo turno movimentando cidades importantes do País, a partir de São Paulo, onde o aguçamento da disputa entre Fernando Haddad contra José Serra espelha a grande “queda-de-braço” entre PT e PSDB para futuros embates no Pais. No Nordeste, o PT disputa Salvador, João Pessoa e Fortaleza no segundo turno, da mesma forma que os tucanos o fazem em Teresina e João Pessoa. Some-se ao contexto, o PSB disputando a capital cearense.

Nesta sexta-feira, a temperatura aumentou no debate entre Haddad e Serra com o tucano acusando o ex-ministro, quando de sua passagem na Educação, e este rebatendo o tom critico expondo dados e outras formas de se posicionar para garantir a diferença já de 10% trabalhando forte nos bairros onde perdeu no primeiro turno.

A eleição paulista, como de outras Capitais, é muito importante para o desenho futuro da disputa de 2014, portanto, vamos aguardar o desfecho, mesmo com sinais significativos da liderança de Haddad nesta fase da campanha.

EM JOÃO PESSOA

{arquivo}Os dois candidatos Luciano Cartaxo e Cicero Lucena investiram muito em articulações de bastidores em busca de apoios, assim como na afirmação de posicionamento no Horário Eleitoral: o primeiro pontuando propostas e os apoios recebidos e Cícero defendendo mudanças no comando da Prefeitura.

A impressão é de que, se depender do Guia na primeira semana, não há alterações substantivas de impacto junto ao eleitorado.

No quesito apoio político, Cicero anunciou o apoio do deputado estadual Edmilson Soares – do partido de seu inimigo político, governador Ricardo Coutinho, enquanto Luciano Cartaxo formalizou nas ultimas horas o apoio do PC do B e do PTB – duas agremiações significativas.

Ontem, Cicero conseguiu segurar o ex-governador José Maranhão, que anunciaria apoio ao petista, portanto, as últimas horas são de expectativa, mesmo sabendo-se que pemedebistas como deputado federal Manoel Júnior, deputado estadual Gervásio Filho, Trocolly Junior, Ranieire Paulino e vereador Fernando Milanez já estão com Luciano. Leve-se em conta, ainda, o fator Campina Grande porque o senador Vital Filho quer Lula pedindo voto para Tatiana Medeiros mas o PT Nacional quer a reciproca na Capital.

Maranhão ficará contra os irmãos Vital?

Com base nos fatos e nos números, o petista começou mais robusto na atratividade de apoios

EM FORTALEZA

A disputa entre PT e PSB vai se acentuar com a ida de Lula e da presidenta Dilma à capital cearense para pedir voto para o candidato Elmano. O governador e líder do PSB anunciou contra-ataque levando a Fortaleza o presidente nacional, governador Eduardo Campos.

Ontem, o PDT formalizou o apoio a Roberto Cláudio (PSB) no segundo turno, mas sem a participação do candidato Heitor Férrer, terceiro colocado. O PPS, que integrou a chapa encabeçada por Férrer, também aderiu ao concorrente do PSB.

Já o Psol e PSDB de Tasso Jereissati optaram por neutralidade. Já Moroni Torgan (DEM), por sua vez, que liderou as pesquisas no início da campanha e acabou ficando na quarta posição, com 13,75% de votos válidos, ainda não declarou se irá aderir a alguma das candidaturas nesta etapa da corrida para a prefeitura da capital.

EM SALVADOR

Outra disputa com ressonância expressiva acontece na capital baiana entre ACM Neto que terminou alguns percentuais à frente de Nelson Pelegrino. Embora o PMDB e o ex-ministro Geddel Vieira Lima tenham anunciado apoio ao Democratas, o Candidato do PMDB a prefeito de Salvador, o radialista Mário Kertész (foto) anunciou apoio ao petista Nelson Pelegrino, que disputa o segundo turno.

É uma fratura de grandes proporções no PMDB. Para adotar essa posição, Kertész se desfiliou hoje do partido.

EM SÃO LUIS

O candidato Edivaldo Holanda Júnior , do PTC, recebeu nesta semana apoio de forças políticas de PSL, PDT e PPS para a disputa no 2º turno contra o candidato do PSDB, atual prefeito, João Castelo. Os vereadores eleitos Barbosa Lages (PDT) e Chico Carvalho (PSL) anunciaram seu suporte ao candidato do PTC nesta sexta-feira.

O candidato a vice-prefeito da chapa derrotada de Eliziane Gama (PPS), Cabo Campos (PPS), foi o primeiro a dar apoio ao candidato neste 2º turno, em reunião na última quinta-feira.

Ressalte-se que a Familia Sarney perdeu as eleições nos principais municipios.

TERESINA

Ontem, o Instituto Captavox divulgou sua primeira pesquisa sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de Teresina. De acordo com o levantamento, se a eleição fosse realizada hoje, o candidato do PSDB, Firmino Filho, venceria com 51,70 % das intenções de voto, contra 41,70% do candidato do PTB, Elmano Férrer, que tenta a reeleição. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Piauí e a TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Estado.

ÚLTIMA

“Esses moços/ pobres moços/

ah se soubessem o que sei…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso