Quando a força do Povo é decisiva

SÃO PAULO – Enquanto o mundo assiste às manifestações populares no Cairo reproduzindo o crescimento do anti-americanismo em face da presença dos EUA em muitos conflitos no Oriente Médio, outros povos – melhor dizendo uma sociedade quase por inteiro reagiu bem distante do Egito promovendo um fato inédito na historia política do Estado: obrigou os vereadores da cidade a reverem em menos de 48 horas a decisão anterior que proibia a construção de Shoppings Center no município de Cabedelo. 

No inicio da noite, em escopo e tamanho menor quase quatrocentas pessoas ligadas ao vereador Bira foram à sede do PSB protestar manobras do partido lideradas pelo ex-amigo do parlamentar, Ricardo Coutinho de querer expulsa-lo de qualquer jeito. Trata-se de um absurdo inominável da forma posta e por quem comanda tamanha perseguição.
 
A mobilização popular quando acontece espontaneamente, mas de forma articulada,  produz efeitos imensos na relação entre sociedade e Poderes gerando em muitos casos revisões de rumo como jamais aconteceria se a. Sociedade estivesse omissa.
 
Sao três situações absolutamente diferentes, embora tenham uma condição comum, que é atestar a presença popular como elemento de afirmação de lutas em favor de direitos subtraídos.
 
No caso da Cabedelo, a Câmara reviu um dos maiores absurdos que se efetivava, ou seja, deixa de existir de ontem em diante interferências externas proibindo o desenvolvimento de um município geograficamente belo, orcamentariamente relevante e com tudo para se transformar em Polo de desenvolvimento, agora com o Shopping Imtermares.
 
Havia uma grita geral na Grande João Pessoa condenando os vereadores pelo acordo feito com o empresário Roberto Santiago para impedir a construção do equipamento a atrair R$ 220 milhões com o investimento, por isso a revisão imediata.
 
Felizmente vingou o bom senso movido pela pressão popular, por isso tinha razão o senador Ruy Carneiro quando dizia que ” forte é o povo”.
 
FORA DE  PERIGO
 
A decisão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti de propor como relatora o arquivamento de processo pedindo o afastamento das funções de conselheiro do Tribunal de Contas do engenheiro e atual presidente Fernando Catão é fato relevante por vários fatores.
 
Primeiro, tira do seu juízo uma grande preocupação e incomodo. Depois, a conduta da desembargadora por defender a medida de arquivamento teve efeito nas demais integrantes da Câmara fazendo processo ter posição pro Catão por unanimidade.
 
É que, segundo o argumento, o governador Cássio o nomeou por ele ter sido aprovado em votação pela Assembleia  Legislativa – poder autônomo – portanto sem interferência do Executivo.
 
Umas & Outras
 
…O Sindifisco promove nesta sexta-feira uma seriedade de atividades e debates sobre os rumos da categoria, domfuncionalismo e do Estado. Infelizmente, por roído de comunicação, marquei nossa presença pensando a agenda no sábado, entretanto, será hoje. Fica para a próxima.
 
… Comprovado: a força da Mídia é indiscutível.
 
…O senador Cicero Lucena promete reação e novos atos de campanha.
 
…O ex-deputado Ivan Burity assumiu papel relevante na campanha de Estelizabel Bezerra.
 
…A presença de Adalberto Fulgencio animou muitos setores do PT.
 
…O candidato a vice – prefeito Tavinho Santos, ao lado do ex-governador Maranhão, esta defendendo a nao divulgação de pesquisas. em nome de erros localizados nao se pode punir quem trabalha correto.
 
…Será segunda-feira, vis Internet, a divulgação da,pesquisa 6SIGMA sobre a eleição em João Pessoa. Haverá debaterem seguida analisando os números.
 
ULTIMA
 
“Sei que nada será como antes/ amanhã…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo