O Grupo de Trabalho construído entre PT e PSB nacional, depois de encontro lá atrás entre Lula e Eduardo Campos, tem avançado em diversos estados (capitais, sobretudo) – a partir da premissa petista de que fundamental é o apoio de São Paulo, mas tem lugares onde dificilmente haverá acordo entre os dois partidos na construção de uma alternativa consensual.
Um desses ambientes é a capital João Pessoa. Por telefone, nesta terça-feira, durante um tempão de troca de impressões sobre o Brasil, o Nordeste e a Paraiba, o porta-voz do PSB, mais que Secretário de Comunicação de Pernambuco, Evaldo Costa, revelou que o PSB insiste em pressionar para ter o apoio do PT.
Mas, depois de muita conversa – pra lá e pra cá, ele acabou admitindo que a hipótese do PSB disputar com o PT em João Pessoa é algo possível.
Na avaliação de Evaldo, que deve ser muito próximo do que ouve dos lideres do PSB nacional, “o PT gosta mesmo e sabe fazer acordo para receber apoio; para apoiar é cheio de problemas”.
Evaldo conhece o petismo como o Colunista, desde quando militávamos como dirigentes de entidades – ele presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e nós da API (Associação Paraibana de Imprensa) em muitas reuniões e lutas pela redemocratização no Brasil. Vem de muito tempo, lá de trás nossa conversa sobre os rumos do Nordeste e do País.
Pois bem, conhecendo a cultura interna do PT sempre movido por tendências que em muitos casos nunca se entendem nem geram consenso, ele não se convenceu dos argumentos dos dirigentes nacionais de que o processo foi zerado, etc, mesmo assim admitiu que há a possibilidade de disputa.
Pelo tom de Evaldo, o PSB quer e trabalha duro para se cacifar maximamente em 2012 porque está disposto a debater o futuro do País. Possa ser que, dependendo do resultado de outubro/novembro deste ano, os Socialistas criem asas, embora sabendo que Lula por perto será difícil se desgrudar do PT.
This is the question! (esta é a questão), como dizem os meninos do bairro da Torre.