BRASILIA – Como era de se supor, enfim a presidenta Dilma Roussef resolveu abrir sua agenda para dialogar com a classe política envolvendo nesse rol de interessados os governadores dos Estados, a exemplo do que se registrou ontem, ao receber no Palácio do Planalto os governadores Marcelo Deda (Sergipe) e Teotônio Viella Filho (Alagoas) – da base aliada e oposição maneira, respectivamente.
A agenda com foco na classe política já era esperada, mas andava desaquecida por “modus próprio” da Presidenta que andava sem paciência para ouvir o peditório de sempre.
Mas veio a crise em torno do Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, em face de seu enriquecimento em tempo curto, levando a presidente a ter que encarar esse sério problema como fruto do “Fogo amigo” dentro do PT e mais recentemente o PMDB. A votação do novo Código Florestal foi outro recado duro dos aliados no Congresso Nacional.
Havia também a exploração surda de que o estado de saúde da presidenta andava ruim com opositores reproduzindo horrores nos bastidores mas o decorrer dos dias mostram que ela está sob controle e passa agora a ter uma agenda mais flexiva, agora recebendo a classe política.
Ora, se isto é verdadeiro, chegou a hora do governador Ricardo Coutinho e a bancada federal paraibana adotarem estratégias de pressão para que a articulação produzida a partir do deputado federal Ruy Carneiro possa ter abrigo por parte de Sua Excelência.
Chama a atenção porque, independentemente do processo promovido por Ruy, o próprio governador tem interesse de ter sua agenda particular, portanto, vamos aguardar agora qual será a prioridade de Ricardo neste momento porque não será recomendável que ele rejeite a expectativa de audiência coletiva com a bancada federal.
Rômulo Soares no PSC
Causou certo ar de surpresa o anúncio pelo presidente estadual do PSC, ex-deputado federal Marcondes Gadelha de que o atual presidente do Creci, Rômulo Soares, vai comandar a legenda em João Pessoa na maior base eleitoral do Estado.
Marcondes até justificou a novidade: “Ele tem grande capacidade de liderança, excelente leitura política e poder de aglutinação”.
Se é assim, Rômulo coordenará o partido na disputa pela prefeitura da Capital, onde o partido assegura que terá candidato próprio.
Numa Secretaria famosa
Repercute com intensidade nos bastidores, a reação freqüente do titular de uma Pasta famosa sempre cobrando muito dos assessores em face da cobrança maior do governador Ricardo Coutinho.
Mesmo dispondo de equipe jovem, o secretário não tem na estrutura profissionais com larga experiência para produzir grandes projetos de captação de recursos externos.
Dizem até que ele só ficará até um pouco mais do São João. Nesse caso, é só aguardar.
Eleição no Ministério Público
O que era suposição, agora é realidade pra valer. O promotor de justiça Alexandre César, um dos lideres do movimento de renovação no Ministério Público deixou a articulação também pontificada por Oswaldo Trigueiro, Fred Coutinho, Bertrand Asfora, João Arlindo, Amadeus, etc para se compor com a ex-Procuradora Geral de Justiça, Janete Ismael.
Este é o fato novo da eleição a se transcorrer em julho com a garantia de que o atual Procurador Geral, Oswaldo Trigueiro, encabeçará a Chapa de Situação.
Erundina e o Senado
A deputada federal Luiza Erundina, com mandato popular conquistado pelos votos de parcela dos eleitores de São Paulo, está sendo abordada com freqüência para que examine a possibilidade de ser candidata ao Senado Federal pela Paraíba, em 2014.
Uma das entusiastas, senão a maior delas, é a arquiteta Rossana Honorato, atual superintendente da SUDEMA.
Umas & Outras
… “Estou muito bem impressionado com a qualidade da abordagem feita e o nível da edição da entrevista para a Revista NORDESTE, cuja capa demonstra estética sensacional”, comentou o candidato favorito a Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, em Lisboa, ontem.
…O compositor e produtor cultural paraibano, Marcus Vinicius, é na atualidade um dos nomes de influência no Ministério da Cultura. Poucos sabem, mas é.
…O professor Doutor Sales Gaudêncio assumiu assessoria especial da Reitoria da UEPB. Esteve em recente audiência da reitora Marlene com o presidente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital Filho.
ÚLTIMA
“Paraíba, meu amor/ estava de saída/
Mas eu vou ficar…”