Não se trata de problema, de forma nenhuma, mas as lideranças políticas paraibanas decididamente resolveram ficar a milhares de quilômetros de distância dos festejos de Momo em João Pessoa. Em 2011, não se viu um pé de alma poderosa para fazer remédio, como se diz no bairro da Torre.
Esta constatação atinge todas as lideranças, de Governo, Oposição ou algo que o valha atestando com bastante clareza que o Carnaval na Paraíba inexiste como condição de atração popular volumosa porque, se fosse o contrário nem todos teriam a coragem de se ausentar da convivência popular.
Se reparar direito, isto tem a ver com a malandra decisão da elite organizadora de nossa Folia que, como gosta de brincar carnaval em Olinda, Recife, Salvador ou outra praça e/ou opção resolveu se fixar na semana prévia criando o Folia de Rua fora do tríduo momesco.
Mas isso já foi diferente, como atestam os historiadores torrelandenses quando não ir aos salões do Cabo Branco, Ástrea e Iate Clube era estar fora da society do Estado, sobretudo o alvi-rubro de Miramar com sua potentosa noite variando entre Maestro Vilô e Severino Araujo, dois grandes ases do frevo brasileiro.
Como isso desapareceu eis que o Carnaval pessoense se transformou em pretexto para descanso, nem sempre assim porque distante muitos terminam que se divertindo em outras praças.
Seja como for esta é a mais dura e concreta realidade. Somos uma terra de descanso na época do carnaval.
Umas & Outras
…O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, optou por Fernando de Noronha.
…O Governo não divulgou o destino do governador Ricardo Coutinho. Como o Secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, estava no brejo – em torno de Bananeiras, logo nao seria nenhuma dedução inconsequente imaginar o usufruto ricardiano à granja em solo bananeirense.
…Quem também não disse para onde iria no carnaval foi o ex-governador Maranhao. No mesmo patamar o ex-governador Cássio.
…O ex-senador Efraim Morais ficou em Varzea, vizinho de Santa Luzia.
…O senador Cicero Lucena passou os dias na praa do Poço/Camboinha, já Vital Filho seguiu para o Exterior com a familia.
…Não há mais vaga em nenhum hotel de Bananeiras para a inauguraçao do campo de Golfe dia 19 próximo.
…Poucos sabem mas a estilista paraibana Renata Gadelha acaba de ser contratada pela Rede Globo para atuar na pesquisa e produção de novelas, mini-série etc. Quando o carnaval passar vai passar parte de seu tempo no PROJAC.O tempo que restará dedicará à familia e a pós-graduaçao na PUC. Eis mais um talento extraordinário.
…Quem não acompanha o cotidiano do médico pediatra Fernando Cunha Lima desconhece que já dispoe de mais de 5 mil sonetos produzidos e editados. Em breve lançará mais três novos livros. Do jeito que vai, certamente terminará na Academia Medicina de Letras.
…Fiquei triste em saber que no Cafuçu, ao final se ouviu disparos de revolver na Maciel Pinheiro e pivetes assaltando na Antenor Navarro sem providencia policial.
…O cineasta e professorLúcio Vilar está fazendo pós-graduaçao em São Paulo. Conseguiu firmar apoio da Rede Globo para o Festival Aruanda, a mais creditada homenagem em vida ao grande professor Linduarte Noronha, da tropa de elite do Cinema Novo.
ÚLTIMA
“Corta a cabeleira do Zezé/ será que ele é/ será que ele é…”
…