As primeiras medidas de Ricardo

{arquivo}O governador Ricardo Coutinho já dispõe do mais completo levantamento da realidade da administração estadual, fruto de trabalho exaustivo do Grupo de Transição que diuturnamente produziu dados, pesquisas, etc e formalmente entregou ontem todo o acervo ao futuro chefe do Executivo.

Como se supunha, é o cenário de Pessoal quem encabeça a maior preocupação de Ricardo, tomando por base o Relatório do Grupo de Transição, porque pelos dados oferecidos o limite de gastos está extrapolando a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que gera ou pode gerar punição ao dirigente infrator.

Na prática, nenhum dos aumentos advindos de “gatilhos salariais”negociados em épocas anteriores com José Maranhão e Cássio Cunha Lima poderá ser aplicado nos próximos meses, a exemplo do pessoal da educação, Policia civil, sem contar a PEC 300 (leia-se Policia Militar) e Defensores Públicos.

Ai está nesse contexto de reivindicações conquistadas versus realidade financeira e legal o principal “abacaxi” que o governador eleito terá para descascar nas primeiras horas de Governo diante de uma realidade que precisará ter muita habilidade para evitar a deflagração de inúmeras greves.

Também fruto do Relatório, Ricardo prepara uma série de medidas para reduzir o Custeio da máquina, ou seja, despesas com telefone, combustível, carros alugados, etc, – logo, muitos dos contratos existentes com Fornecedores vão ser interrompidos imediatamente após a posse do novo Governo.

Postura Republicana

A conclusão do trabalho do grupo de Transição expõe com clareza que, ao invés dos comentarios questionadores, vingou a posição republicana do governador Maranhão ao repassar todos os dados necessãrios à elaboraçao das primeiras medidas do futuro governo.

É assim que se faz. Agora é com Ricardo.

Novos nomes

Palavras do próprio Ricardo Coutinho no Twitter neste domingo: “Amanha, divulgo para vocês os responsáveis pelas áreas sociais do nosso governo: saúde, educação e desenvolvimento humano. 13 horas-Twitter“.

Gratificações no alvo

Ninguém espere tempos de fartura, pois o governador está decididamente disposto a encarar a quantidade de “pro – tempores” no Estado, assim como os cargos comissionados de forma rigorosa, logo muitos que desfrutam de gratificações devem ser afetados com as novas medidas.

Ricardo deixou claro que está muito preocupado com a área de Pessoal mas não vai temer adoção de medidas saneadoras.

Na prática, muita gente vai começar o ano com ansiedade e preocupação. Alguns com desgosto.

KIT “Papai Noel”

Os futuros secretários e dirigentes das empresas e autarquias vão dispor de um farto material sobre cada um dos setores, já batizado de “Kit Papai Noel” – fruto do levantamento promovido pelo Grupo de Transição.

Cada Secretaria, cada órgão disporá de dados minuciosos e até sugestões.

Maranhão entra na reta final

Maranhão anda focado em três encaminhamentos: o repasse de recursos federais para sanear as pendências financeiras, inclusive com Pessoa, o que deverá acontecer esta semana; uma série de inaugurações e entrega de serviços e seu futuro como homem público, já que espera ser anunciado para uma Grande Estatal.

Nesta segunda-feira, por exemplo, Maranhão dedica o dia à Educação com a entrega de ônibus escolares, lançamentos de livros no Palácio da Redenção, etc. Muito do que será exposto é fruto da gestão operosa de Sales Gaudencio – isto posto porque, no quesito IPHAEP é preciso tirar o chapéu para a açao do professor Damião Ramos Cavalcanti.

O semblante do chefe do executivo melhorou muito, dizem assessores. Por que será?

Eleição no SEBRAE / PB

Nesta segunda-feira termina o prazo para inscrição de chapas visando a renovação do mandato da diretoria e Conselho Deliberativo do SEBRAE/PB.

O atual superintendente Julio Rafael voltou de Brasília decidido a encabeçar uma chapa a ser apresentada por um conselheiro. O mesmo dir-se-á ( eis a mesóclise da Torrelândia) do advogado Anselmo Castilho, também oriundo da Capital Federal renovando a mesma chapa.

A eleição será na próxima sexta-feira e desta feita não terá adiamento.

Umas & Outras

…O jornalista e estrategista Nonato Bandeira re – adentrou à cena política. Esteve com o governador eleito Ricardo Coutinho e os integrantes do Grupo de Transição, ontem, no canal 40. Era o único além da comissão chamado à mesa.

…Tem um jovem advogado paraibano de nome João Batista Carvalho, residindo no Rio de Janeiro, que é peça em ascensão no mundo federal. Anotem.

…Por pouco o deputado estadual João Henrique e o jornalista Rociberg Leandro não marcaram época, ontem, com cenas de pugilato num restaurante/bar do bairro do Bessa. Sobrou para uma senhora, próxima dos dois conhecidos senhores, que teve um pé cortado com um copo quebrado, cujo endereço era outro.

…Tudo faz parte de contencioso de campanha. Além de garçons, Lula Cabral e Mikika Leitão testemunharam a cena.

…O publicitário Ivan Thomaz retomou as atividades profissionais depois de ser submetido a cirurgia semanas atrás no Hospital da Unimed. Já anda recauchutado todo.

…O universitário Ronaldo Barbosa Filho, cuja veia poética de primeira parece herdada pelo padrinho de batismo, ex-governador Ronaldo Cunha Lima, resolveu avançar no mundo da literatura e já é chamado por amigos para apresentar sua nova produção poética. Além de escritor apaixonado é dessas figuras que ninguém quer sair de perto pela forma falante e cativante do jovem literato. A propósito, ele é filho do deputado estadual Ricardo Barbosa.

…O vereador Fernando Milanez pontificou semana passada em Brasília em conversa com seu amigo pessoal e futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – “assim, assim com a presidente Dilma”. E vai pontificar mais ainda. Aguardem.

…Na vida, são vários os pecados capitais. Independentemente, um dos valores humanos de força pra baixo, abominável, chama-se ingratidão. Quer conhecer uma pessoa? Dê um cargo a ela e veja como ela se comporta e trata seus amigos leais.

ÚLTIMA

“Onde houver trevas/ que eu leve a luz…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo