BRASILIA – Para inicio de conversa entendamos que o processo de renovação de mandato no sistema da microempresa envolve todos os Estados, e não só a Paraíba, bem como a instância nacional que deve não ter mais Paulo Okamoto na presidência, segundo dizem especialistas por aqui.
Ontem mesmo estive em Salvador acompanhando as demarches no Sebrae baiano com o mesmo envolvimento de que se tem conhecimento na Paraíba com várias figuras tomadas de articulação, a começar do governador.
O Sebrae em si já é um espaço de cobiça porque passa a impressão de bom salário, ambiente agradável e missão super especial de fomento ao empreendedorismo e a geração de novos micro e pequenos negócios.
Desta feita, o processo aponta para disputa entre duas chapas encabeçadas pelo atual superintendente Julio Rafael e outra por Rui Leitão.
O interesse no jogo é que, no silencio, tanto Maranhão quanto Ricardo manobram para fazer vitoriosa a chapa preferida, embora o Sebrae nacional e a Casa Civil trabalhem pela composição.
Não se sabe se isso, a composição, se efetivará mas há uma onda buscando esse caminho.
Lafa Filho
Quem foi lembrado para compor o processo no Sebrae como um dos diretores foi o executivo Lafa Filho, ligado ao segmento de TI. Filho do famoso empresário paraibano, Lafaiete Coutinho, o jovem empreendedor tem granjeado apoios especiais, embora tudo dependa de outros fatores.
O papel de Julio
Mais uma vez o economista Julio Rafael aparece envolvido no processo eleitoral devendo ter seu nome ratificado como encabeçando uma das chapas.
Nos bastidores, Julio é um negociador que visa promover mais o sistema da microempresa.
Buega e Marconi Medeiros
Para entender bem o processo precisamos acompanhar os passos do empresário Buega Gadelha, águia no trato de articulações empresariais, da mesma forma que o expert Marconi Medeiros, representante do Comércio.
Buega não tem se manifestado até por opção pessoal mas é plausível saber para onde caminhará.
A opção Rui
Faz tempo que o executivo Rui Leitão tenta ser eleito diretor do Sebrae na Paraíba. Agora conta com o reforço do jovem executivo Diego Tavares.
É aguardar.
ULTIMA
“Bem que se quis/
depois de tudo ainda ser feliz…”