A expectativa do debate na TV Cabo Branco

De todos os eventos produzidos para este momento da reta final de campanha, certamente que do ponto-de-vista midiático e sua repercussão é o Debate da Rede Paraíba de Televisão (afiliada da Rede Globo) o momento mais esperado e valorizado da conjuntura.

Não ignoremos, sob hipótese nenhuma, a forte contribuição dada pelas demais emissoras – TV Correio, Tambaú, Arapuan, Clube, Borborema, etc – para a compreensão mais exata do que significa cada um dos candidatos no confronto direto, se expondo por inteiro, mas é o sinal Globo quem tem maior alcance no Estado por uma série de fatores em jogo daí o maior volume de expectativa.

Para quem está acompanhando e/ou envolvido na campanha há mais tempo e/ou tem vinculo com um ou outro candidato, certamente que nada se constituirá como surpresa no debate desta noite porque o enfrentamento entre os candidatos já tem gerado conceito pós ‘cara a cara’ do segundo turno.

Isso é tão verdadeiro que, por exemplo, a campanha de Ricardo deixou de explorar, como fez exaustivamente no primeiro turno, a ausência de Maranhão como fujão, nem tem buscado ridicularizá-lo a partir de seu desempenho porque o nivel dos debates desmistificou o preconceito.

Embora o pemedebista seja de geração anterior à mídia eletrônica, o candidato do PMDB tem se superado e mostrado sua ação de governo em nivel que, sem debate, ninguém conhecia.

Mais do que isso, a performance do pemedebista permitiu ao telespectador faceta que se desconhecia como questionar e para cima do candidato do PSB mostrando – o com fragilidade de domínio temático de alguns assuntos, como se deu em casos como recursos hídricos, etc, mesmo todos reconhecendo quer Ricardo tem qualidade na forma de argumentação.

Pelo sim, pelo não a serie de debates anteriores desmistificou a “onda” de que Ricardo iria triturar Maranhão. Na prática, acabou que abrindo oportunidade para o candidato do PMDB se expor com conhecimento de causa sobre a conjuntura, mesmo com sua deficiência de raciocínio rápido, mas nada comprometendo seu perfil de homem público que chega a este dia sem nenhuma acusação que comprometa sua história política.

Hoje é o dia, mas o fantasma do medo foi exorcizado pelo candidato à reeleição – dizem especialistas na área, por isso a Paraíba vai conhecer mais, e melhor, cada um de seus competidores.

Agora é só aguardar.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso