É duro assimilar, tratar como fato consumado, mas o dado mais importante na vinda do presidente nacional do PT e coordenador da campanha de Dilma Roussef à Paraíba nesta sexta-feira foi determinante: Ricardo Coutinho e a dissidência do partido da Paraíba, entre eles Luiz Couto, decididamente estão fora dos interesses da aliança nacional.
Isto é tão forte e fundamental que nem Ricardo teve ousadia de ir conversar com o presidente do PT e,pior, quem quis bancar de desentendido como se deu no caso do presidente do PT de João Pessoa, digno Antonio Barbosa, sequer foi recebido. Lá na Torre, os meninos chamam isso de enquadramento – os mais afoitos de humilhação.
Ora, se faltando vinte e poucos dias para as eleições chega na Paraíba o presidente do partido da candidata favorita e o candidato auto denominando-se aliado de Dilma não tem acatamento nem trato de aliado, somente quem não tem postura de coerência admite tal tratamento.
Na prática, sem tirar nem por, nem Ricardo nem Luiz Couto – mesmo com o respeito relativo que representam – são mais prioridades do PT e da campanha de Dilma que, com o pragmatismo usado por Ricardo em nível estadual vem sendo usado para tê-lo das possibilidades de convivência mas nunca como prioridade porque, na Paraíba, essa condição foi conquistada pela candidatura de José Maranhão. Por uma razão simples: Efraim e Cássio são os maiores apoios de Ricardo e de mais gente que se diz puro e coerente quem diria!
Em síntese, RC chegou ao processo final de campanha sendo renegado pelo partido do qual integrou e saiu por incapacidade de convivência democrática precisando amargar a dura realidade: é tolerado sem ser chamado à mesa de Dilma e não consegue assumir Serra, que na prática, índiretamente, o faz quando evidencia seu amor político por Cássio e Efraim – dois adversários de Lula e de Dilma.
Se isto é verdade, alguém assumiu sua porção desencontrada e à Direita levando uma porção de gente a uma desconfiguração jamais imaginada.
Mas é a vida e ela como sempre é soberana.
REAÇÃO IMPORTANTE
O candidato do PSB e aliados fizeram uma manifestação importante nesta sexta-feira, em João Pessoa dando demonstração de quem quer reagir e entrar na briga pelo Governo do Estado.
Tinha gente, muita gente, ninguém pode negar e isso é demonstração de articulação. Se tirassem os ‘voluntários’ do contra-cheque – comuns em todas as campanhas – certamente que o tamanho seria infinitamente menor porque o envolvimento espontâneo da sociedade – este ficou noutro lugar e momento.
Mas, é claro, Ricardo merece respeito.
ÚLTIMA
“Pra subir /vc desceu/ vc desceu…”