SÃO PAULO – Se existe um fato relevante, muito relevante nesta reta final de campanha na Paraíba, este está relacionado diretamente a um processo que flagramos em conversa demorada daqui da ‘Paulicéia Desvairada’ com quem entende e tem prestigio no Palácio do Planalto por fazer parte dele. Tem caráter fulminante.
É que o presidente Lula resolveu autorizar a equipe precursora da Presidência da República a levantar todos os dados possíveis sobre a Paraíba porque está interessado em inaugurar o trecho da BR 101, em Mamanguape.
A rigor, segundo a Alta Fonte (patente de Oficial graduado) Palaciana, Lula quer concluir seu mandato visitando a Paraíba para onde esteve de vir algumas vezes mas a crise política acabou adiando.
Desta feita, em acontecendo até o dia 18 de setembro – como se cogitou nas Altas Rodas do Palácio, o presidente vai ter que conviver com um componente político bem claro: na inauguração da Obra, em face das restrições eleitorais, nem o governador José Maranhão nem o ex-prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, vão poder estar no palanque.
É a partir daí que surge a grande questão: como o presidente vai tratar a questão política, fora do horário de expediente, para pedir voto para Dilma e…na Paraíba até agora só tem pedido para Zé daí a revolta de Ricardo Coutinho, que quer Lula fazendo o mesmo.
Experiente, Lula vive entre cristais por isso vai tomar a decisão até a próxima semana, mas o cenário virou nebuloso para RC com as fotos de Cássio e Efraim sobre a de Dilma no site oficial da campanha.
Se quer fazer o presidente ficar irritado é ver a figura, sobretudo do senador Efraim Morais – responsabilizado por todos do Governo e do PT como inimigo inegociável nesta e em qualquer campanha. E isso está claro, não dá para fingir nem fazer de conta que está acontecendo no Afeganistão.
É este componente de campanha que Ricardo finge inexistir como problema, mas está fazendo a diferença até porque, do lado próximo da base aliada de Lula o candidato José Maranhão é do PMDB e está cercado dos principais partidos da base de Lula – além do PT ter a vice – daí a opção por gravar o depoimento que anda fazendo fama na Paraíba.
Pois bem, vamos aguardar os desdobramentos, mas o ‘pule de 10’ de Ricardo anda amarelado no jogo de bicho de Luiz Inácio.
Como fica Luiz Couto
Em acontecendo a visita, será interessante acompanhar os desdobramentos sobre situações especiais como a que conviverá o deputado federal Luiz Couto, importante aliado de Lula, mas que precisará estar ao lado de Maranhão, seu desafeto de ultima hora.
O mesmo dir-se-á ( eis a mesóclise que aprendi com Dona Nini) de Ricardo Coutinho.
Nova pesquisa
A Consult concluiu nova rodada de pesquisa devendo a partir de hoje tabular os dados e entregar ao contratante, no caso o Sistema Correio, para uso e divulgação.
Eu mesmo, seja qualquer o resultado, creio na lisura do instituto norte-riograndense.
Palavra de Mulher
A sra Maria Antonia é mais do que mulher do dono da Editora Abril, Roberto Civita, com quem estivemos anteontem numa conversa amena e repleta de sintonia humana. Ela é a alma e guia do maior editor da América do Sul.
Quando convidamos Doutor Roberto e ela para conhecerem João Pessoa, a resposta foi imediata: “falei para Roberto que precisamos fazer um programa assim com lugar diferente e de boa fama, além de ter pessoas especiais nos convidando”.
Pois bem, ele disse que ia ver a agenda, conversamos sobre a Revista NORDESTE e só nos reencontramos depois.
Eles não viram mas meus olhos ficaram mareados porque sair da Torrelândia e entrar no diálogo com Roberto Civita da forma que tem acontecido é conquista que só posso agradecer a Deus e a Maria Júlia. Antonio Cândido também.
Comentário de Civita
“A NORDESTE anda fazendo entrevistas com gente muito importante deste País. A Luiza (dona do Magazine Luiza) é uma dessas pessoas queridas”.
Bom, só fiz rir.
ÚLTIMA
“É só amor / que conhece o que é verdade…”