Os primeiros conceitos de Campanha na Paraíba




Os dois principais candidatos ao Governo já deram os primeiros sinais de como pretendem gerar de informações conceituais sobre a campanha em si e do que defendem para o Estado e/ou sociedade na direção do futuro.

O governador José Maranhão, candidato à reeleição, tem pontos chaves de conceituação no planto macro econômico e social, mas ao expressar na denominação da sua Coligação com a temática “Paraiba Unida” deu um tom conceitual, sem dúvidas, que gera valor agregado.

A rigor, a ‘guerra’ entre grupos políticos da qual ele faz parte tem impedido avanços mais consistentes do Estado porque a contingência de divisão atrapalha possibilidades e ambições para gerar avanços coletivos. Por isso gera conceito de distensão, de somar.

Já o candidato do PSB, Ricardo Coutinho, também soltou via twitter, alguns desses conceitos básicos de campanha. Um deles, o ex-prefeito da Capital trata a atual disputa entre ele e o Outro – no caso Maranhão.

É como intuísse ou quisesse dizer ao eleitorado e/ou sociedade que no decorrer dos dias a definição será tomada entre os dois ‘apenasmente’, como diria o saudoso Odorico Paraguassu.

Isto é verdade, mas depende, porque envolve armadilhas conceituais em torno de Ricardo uma vez que a eleição envolve mais personagens, mais lideranças, partidos e não se restringe ao entendimento fácil da disputa a envolver apenas duas pessoas.

Este é um terreno perigoso porque, também como intuição, Ricardo deixa prever que gostará de andar com Cássio e Efraim em Campina e Santa Luzia pedindo votos para ele, mas e o contrário, em João Pessoa, como fica? Será que vai pensar que os dois não querem reciprocidade?

Este plano e/ou estratégia busca esconder seus apoios reais, formalizados na Justica Eleitoral, portanto, mesmo que queira ou não, ou ele assume seus aliados inteiramente ou pode enfrentar a rebordosa na direção contrária aos seus interesses. O DEM já disse isso: ou pede voto para todos ou será cada um por si e numa campanha isso é fatal.

Nesse contexto, portanto, a eleição é mais do que um contra o outro.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso