A última pesquisa do Ibope avaliando os prováveis nomes para o Senado trouxe vários aspectos interessantes para análise, até mesmo a ausência incompreensível do deputado federal Manoel Júnior na aferição sem contar a performance em ascensão de Vital Filho e a surpreendente presença do ex-governador Roberto Paulino no processo.
Ainda a cultura
Do irrequieto, atuante e produtivo Buda Lira recebi um e-mail, que acredito haver resposta na sequencia por quem do Direito. Leiamos:
“Walter,
li atentamente a sua coluna de hoje.
Uma informação: os projetos contemplados no edital do FIC Augusto do Anjos de 2008 – mais de trinta projetos – ainda não foram pagos pelo Governo do Estado. Não tivemos ainda edital do FIC em 2009. Pela primeira vez esse importante instrumento de incremento à cultural deixa de ter anualmente um edital público de incentivo à produção cultural. É fato objetivo que vai além das opções no campo político-eleitoral.
E a Secretaria de Cultura? Espero que a temporada eleitoral reponha na pauta esse tema, bem como a reforma no Conselho Estadual de Cultura.
E por falar em Conselho, já foi aprovado e sancionado pelo então Prefeito Ricardo Coutinho o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Lembrar que foi uma iniciativa do então Vereador Fuba e que ano passado teve a oportunidade de receber novas contribuições no seu texto, a partir de proposições do Verador Bira, após uma rodada de conversas com amplos e diversos setores sócio-culturais da cidade. Espera tão somente que seja implantado, numa combinação de manifestações da própria sociedade com vontade política do executivo.
Abraços,
Buda Lira”
Antes que esqueça
O governador José Maranhao chegou a anunciar no inicio do governo que iria criar a Secretaria de Cultura do Estado – algo que o Ministério da Cultura tem conseguido de diversos governos estaduais.
Bom,como já anunciou, agora cremos ter chegada a hora do governador mostrar seu compromisso com o segmento cultural do estado.
ULTIMA
“Foram me chamar/ eu estou aqui/ o que é que há…”