Ibope reaquece Roberto Paulino




A última pesquisa do Ibope avaliando os prováveis nomes para o Senado trouxe vários aspectos interessantes para análise, até mesmo a ausência incompreensível do deputado federal Manoel Júnior na aferição sem contar a performance em ascensão de Vital Filho e a surpreendente presença do ex-governador Roberto Paulino no processo.

Há que se reconhecer a liderança do ex-governador Cássio, mesmo com menor rendimento em João Pessoa, sempre à frente em todas as aferições, tanto que reduz em Campina a diferença de Dilma sobre Serra.

No paralelo, registre-se o desempenho do senador Efraim Morais ainda na segunda posição, agora com índices preocupantes em João Pessoa e Campina Grande (13% das intenções),diferentemente do interior onde tem mais densidade (acima de 22%).

O caso Efraim merece estudo específico porque a ‘onda’ de denúncias contra ele começa a provocar sérios problemas podendo prejudicar até mesmo seu projeto como um todo. Só no decorrer desta semana, entretanto, saberemos a dimensão do estrago seguindo ele na intenção de continuar a disputa até o fim.

Mas, como disse, pelos números da pesquisa o deputado Vital Filho se consolida a cada dia como um dos nomes para o Senado do esquema do governador Maranhão, diferentemente de outros contendores, a exemplo de Roberto Cavalcanti, Wellington Roberto e Wilson Santiago – todos com índices pequenos na capital e Campina.

A surpresa, contudo, está no nome de Roberto Paulino com 10% sem que seu nome tenha ocupado as ruas nessa disputa como acontece em relação aos demais nomes.

Em tese isso é recall – ressonância mesmo ainda quando de sua candidatura ao Governo em 2000 quando perdeu por pouco mais de 42 mil votos para Cássio.

Na prática, Roberto Paulino é um nome com aprovação em face de sua índole de homem bom, político partidário, correto, leal e honesto – algo que se traduz em obrigação, mas tem realçado muito em face dos desacertos de muitos políticos.

Seja como for, Maranhão tem um quadro qualificado pronto para entrar em campo com chances de desempenhar bem seu papel de meio – de – campo fazedor de gol, sobretudo depois que viu sua companheira Fátima se recuperar do grave acidente automobilístico – condição que quase lhe tira de tempo.

Por enquanto é o que se diz nos bastidores da política nossa de cada dia.

Ainda a cultura

Do irrequieto, atuante e produtivo Buda Lira recebi um e-mail, que acredito haver resposta na sequencia por quem do Direito. Leiamos:

“Walter,

li atentamente a sua coluna de hoje.

Uma informação: os projetos contemplados no edital do FIC Augusto do Anjos de 2008 – mais de trinta projetos – ainda não foram pagos pelo Governo do Estado. Não tivemos ainda edital do FIC em 2009. Pela primeira vez esse importante instrumento de incremento à cultural deixa de ter anualmente um edital público de incentivo à produção cultural. É fato objetivo que vai além das opções no campo político-eleitoral.

E a Secretaria de Cultura? Espero que a temporada eleitoral reponha na pauta esse tema, bem como a reforma no Conselho Estadual de Cultura.

E por falar em Conselho, já foi aprovado e sancionado pelo então Prefeito Ricardo Coutinho o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Lembrar que foi uma iniciativa do então Vereador Fuba e que ano passado teve a oportunidade de receber novas contribuições no seu texto, a partir de proposições do Verador Bira, após uma rodada de conversas com amplos e diversos setores sócio-culturais da cidade. Espera tão somente que seja implantado, numa combinação de manifestações da própria sociedade com vontade política do executivo.

Abraços,

Buda Lira”

 

Antes que esqueça

O governador José Maranhao chegou a anunciar no inicio do governo que iria criar a Secretaria de Cultura do Estado – algo que o Ministério da Cultura tem conseguido de diversos governos estaduais.

Bom,como já anunciou, agora cremos ter chegada a hora do governador mostrar seu compromisso com o segmento cultural do estado.

ULTIMA

“Foram me chamar/ eu estou aqui/ o que é que há…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso