Lula e a mídia de resultados




As emissoras de TV do País começaram a exibir comercial produzido pelo Governo Federal com uma nova estratégia de alcance na busca de sensibilizar mais o telespectador / cidadão ao mostrar a obra mais próxima a ele, do que está sendo feito em torno dele, do que as propagandas genéricas comum em outros momentos da mídia nacional.

Até o Governo FHC, de importância não se pode negar, a mídia tratava a relação com a sociedade expondo obras e serviços genéricos em nivel nacional sem gerar liga em muitos casos porque, por exemplo, o Canal do Trabalhador no Ceará pouco repercutiria na Paraiba ou na Bahia.

A nova estratégia de Franklin Martins e Cia cria mais limbo porque as pessoas da Paraiba, por exemplo identificam melhor a duplicação da 230, já concluída, ou os trabalhos de duplicação da BR 101 ligando João Pessoa a Recife e Natal com maior conhecimento e melhor repercussão. A tese se aplica a uma série de obras que Lula tem promovido e certamente tem gerado repercussão positiva em quem as conhece.

Isso sem falar em grandes obras como a Transposição do Rio São Francisco.

A regionalização da mídia é no Governo Lula um dos fatores a promover maior proximidade das ações e conexão com o cidadão de cada estado com o líder petista – por conseguinte gerando repercussão eleitoral, além de consolidar algo considerado extraordinário na relação do Governo com o Mercado regional, algo nunca visto, mesmo sofrendo grande e dura oposição dos grandes veículos de comunicação.

Aliás, parte da ira  exercida pelos grandes veículos de comunicação do Centro Sul contra Lula e Dilma na postura inversa favorável a Serra tem a ver com esta nova realidade criada a partir de Gushiken até os dias atuais de Franklin.

Para se ter uma idéia, reproduzo dados incontestáveis: até 2002 (governo FHC) a mídia federal era distribuída com 249 empresas em todo o Pais. Em 2010, os dados provam que já são 5022 empresas trabalhando com verba federal.

Na prática isto chama-se distribuição de renda real e federativa, algo que não pode mais deixar de existir, mesmo entendendo que as grandes mídias precisam e estão no planejamento do Governo, agora não mais com os privilégios inaceitáveis de concentrar tudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Por essas e outras, Lula é imbatível enquanto governante que soube distribuir a verba publicitária com critérios técnicos e políticos como nunca se viu em toda a historia da propaganda brasileira.

Bronca na Licitação em João Pessoa

O diretor presidente da agência Real Propaganda, publicitário Joca Moura, confirmou neste sábado que entrou com recurso na Comissão responsável pelo processo de licitação da Prefeitura de João Pessoa para anular o certame por considerar que há erro técnico de avaliação.

– Estamos com dados que provam ter havido erro no processo de avaliação, razão pela qual vamos reivindicar os nossos direitos – afirmou.

O resultado da licitação divulgado na semana passada aponta como vencedoras as agencias Antares (do principal grupo), Faz, 9 Idéia e TAG – esta última no lugar da Real Propaganda.

A Secom e a Comissão de Licitação ainda não se posicionaram.

Umas & Outras

…Quanto ao moído de Sousa (Encontrão) e a reunião do PMDB Jovem de Guarabira, já já vamos comentar.

Última

“O olho que existe/ é o que vê…”

 

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