Quando 2010 chegar, algo em torno de 16 mil dos 20 mil filiados do Partido dos Trabalhadores na Paraiba vão decidir o rumo, não só do PT como do próprio processo político partidário, porque entre o governador José Maranhão e o prefeito Ricardo Coutinho estará selada a opção do partido e,enfim, do palanque da candidatura de Dilma Roussef no estado.
Daí a disputa pela presidência do PT chamar a atenção desde agora.
A candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares como principal competidor à presidência do Partido contra o deputado federal Luiz Couto produziu no fim-de-semana o mais forte movimento das lideranças favoráveis à composição futura do PT com a reeleição do governador José Maranhão, entretanto, numa leitura superficial de novos dados de bastidores já é possível projetar dificuldades na campanha do jovem parlamentar.
Entendamos esse estágio e realidade: no encontro, fim-de-semana, com a base de apoios não foi fácil identificar petistas como a aguerrida Giucélia Figueiredo, da Articulação de Esquerda, defendendo abertamente a coligação com o governador.
Aliás, nessa tendência o racha se viu quando Hildevãnio Macedo, hoje no Governo Ricardo, não endossou a proposta, pois jogou a questão para 2010, da mesma forma que o silencioso Frei Anastácio não assumiu posição pro-Maranhao abertamente.
Tudo bem que o pessoal da tendência Mensagem, vide Fernando Lopes, gerou coro pró-tese de Giucélia, mesmo defendendo a refundação do PT, contudo, noutro momento a tendência Resistência Democrática liderada por petistas como Feitosa defendeu candidatura própria do PT ao Governo outra posição diferente sem endossar nesse caso a proposta de Rodrigo.
Ora, se está tendo apoio integral do Governo na atratividade de filiados na construção de aliança em 2010 com o PMDB, como quer Rodrigo, Luciano Cartaxo, Giucelia, Anselmo Castilho e essa tese não se consolida na proporção desejada no lançamento da candidatura é sinal de que a estratégia não está funcionando no tamanho pretendido.
Em síntese, Rodrigo e Cia precisam avaliar bem o significado dessa não adesão porque sem reforço eleitoral no PED tantas ambições podem resultar em frustrações.
Ainda a turbulência no Governo
Os e-mails e até o twitter nesse ultimo caso usado ainda por poucos ficaram congestionados no endereço eletrônico de alguns secretários de estado, bem como de outros em outras posições, diante das informações procedentes veiculadas no portal WSCOM, de que há descontentamento interno pelo desempenho de alguns auxiliares.
O Colunista voltou a receber outras informações que, em se referindo ao Governo, geram preocupações.
Porto diz que está tudo sob controle
Nesta segunda-feira, o Secretário Chefe da Casa Civil, José Ricardo Porto, disse à reportagem do portal que não há crise, nem queixas porque ninguém até hoje quis assumir insatisfações.
Porto anunciou para agosto novo encontro dos secretários e dirigentes de segundo escalão para dar sequencia normal aos trabalhos.
Enivaldo pegou pesado
O ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro disse com todas as letras que a pré-candidatura do senador Cícero Lucena ao Governo não faz sentido por vários fatores, entre eles não empolgar a base aliada e ainda pelo fato dele só estar tratando de política agora, quando de seu interesse, diferentemente nos tempos atrás, desde que foi eleito, quando não deu atenção aos aliados.
Enivaldo disse abertamente que não votará em Cícero sob hipótese alguma.
Umas & Outras
… O senador Efraim Morais resolveu procurar ares frios no Sudeste para retomar depois do recesso o fôlego e disputa pelo projeto majoritário na Paraiba. Até ontem o periscópio alcançou, ele estava ontem subindo a serra de Teresópolis.
… O terrorismo começou a funcionar nos bastidores da licitação. Um personagem não identificado ainda tem dito no meio publicitário que registrou a ordem das agencias a serem aprovados no processo num grande jornal do sul do pais.
… Na prática, quer criar instabilidade onde não se comporta porque apontar a possibilidade de algumas agencias estarem entre os vencedores pode ser também loteria.
…A Coluna empresta inteira solidariedade à Comissão responsável pela conduta e historia dos seus membros, pessoas do melhor nível.
… Tem gente no esquente doido para entrar no primeiro time do governo do estado.
Última
Que Deus te guie/ se eu não posso guiar…