Quando o celular tocou às 12h02 direto do Palácio da Redenção, em João Pessoa, jamais imaginei que desse aparelho estivesse no outro lado da linha o ex-deputado Walter Brito, cuja base principal é Campina Grande.
Era ele e, pela voz ao lado do Secretário José Ricardo Porto, estava ansioso para apresentar ao governador José Maranhão dois novos prefeitos do interior agora como aliados do chefe do executivo abandonando de vez a hipótese de Ricardo Coutinho e, na ponta, o ex-governador Cássio Cunha Lima.
Walter Brito, astuto, nem deixou eu falar e logo foi desembocando: Olha, conversei ontem com o governador Maranhão e acertamos nossa adesão ao seu esquema e o apoio para nossa candidatura a deputado federal.
Dizendo o que disse, nada restou senão conceituar que o governador Maranhão anda mais ligeiro do que com pressa nessa arrumação de apoios nas bases interiores, incluindo Campina Grande.
Ora, Walter Brito não é das maiores lideranças mas simboliza enquanto verdade, a ação permanente de Maranhão de se fortalecer e construir sua reeleição.
Palocci, regra Três de Lula
O quadro sucessório presidencial acaba de ganhar nesta sexta-feira um esquente tipo novo nome de peso capaz de entrar em campo, na hipótese da Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, não emplacar no jogo por problemas de saúde (vide linfoma) e suas complicações. Por 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal decidiu arquivar o inquérito no qual Palocci era acusado de receber propina para superfaturamento de licitação do lixo em Ribeirão Preto.
Ainda falta o caso do Caseiro que na CPI dos Bingos arrolou o nome do ex-ministro no vazamento da conta do ex-funcionário, entretanto, tudo leva a crer que pelo andar da carruagem ele também será inocentado por falta de provas.
Repetimos: ainda não está resolvido inteiramente, entretanto cada vez mais se aprofunda a projeção de que, livre dos processos, Palocci está em amplas condições de ser o nome do PT para a sucessão do presidente Lula, isso na hipótese de agravamento no estado de saúde da Ministra.
A construção deste novo momento implica ainda em algumas pendências, mas nada será mais fundamental do que o pronunciamento do STF sobre essa materia do caseiro porque, em assim acontecendo pode ser que tenhamos ajustes profundos na disputa presidencial.
É tudo ainda conjectura, mas com condições de se efetivar.
Festa dos Morais
Santa Luzia enquanto cidade foi o lugar escolhido pelo senador Efraim Morais, seu filho deputado federal homônimo, mais amigos e familiares para celebrar os festejos juninos.
O forro vai comer no centro, teorizou Zenildo Domiciano.
O prefeito da cidade, Ademir Morais, foi mais longe: quem quiser forró de primeira tem que vir a Santa Luzia.
Vige Maria, deve ser por isso que meus pés só apontam para aquela cidade.
Mas, independentemente, não dá para não ver e usufruir de Campina e Bananeiras, sem contar a mega estrutura dos Borges em Algodão de Jandaira.
Última
Tu seguiras bem dentro de mim/
Como São João sem fim queimando sertão…