CAMPINA GRANDE – Percorrer as ruas e praças desta cidade, às vésperas das eleições de segundo turno, é um exercício importante para quem analisa os bastidores do processo eleitoral visando gerar juízo de valor mais consistente, longe do improviso.
É o que estamos produzindo por aqui ouvindo e vendo mais do que falando com vistas a oferecer aos nossos Internautas uma leitura serena sobre este momento importante da vida pública campinense.
Afora o que já dissemos até agora envolvendo os candidatos, as campanhas e a presença dos diversos segmentos operadores da lei (justiça, ministério público, PF, PM, Policia Civil e agora as Tropas Federais), salta aos olhos a postura do Juiz Carlos Sarmento, recentemente.
O prosseguimento da AIEJ perpassando pelo período da votação domingo, mais do que permitir o complemento para que sejam ouvidas todas as partes envolvidas no Escândalo do Cheque ( ainda o caso do cheque da Saúde via Maranata ) visando um desfecho à altura da importância do processo, evitou um transtorno na ordem pública porque, como já se comentava abertamente, qualquer que fosse a conclusão nesta semana certamente haveria de promover reação de rua da parte que se sentisse prejudicada com a decisão.
Nem entro no mérito em si da decisão, unicamente afeita aos Doutos Juizes, entretanto a medida adotada pelo Juiz Carlos Sarmento foi sábia por transferir para um momento mais sereno a conclusão do processo e a sentença judicial.
E mais: doa a quem doer.
Mobilização na madrugada
Fiquei impressionado com a movimentação de carros e motos ao longo das primeiras horas da madrugada de ontem para hoje. Parecia, embora não fosse, estar-se diante da normalidade do ritmo durante o dia.
A impressão que passava era de que tinha gente querendo fazer traquinagem e outras buscando flagrar deslizes para denunciar.
O tom/troco duro de Ney
É impublicável o que o ex-senador Ney Suassuna anda dizendo nos comícios relâmpagos que ele tem produzido pelos bairros de Campina Grande contra o ex-aliado Veneziano Vital e seu irmõ, deputado Vital Filho.
Os discursos são arrasadores contra os dois irmãos.
Postura de Veneziano
De ontem para cá, mais exatamente, a propaganda eleitoral de Veneziano tem priorizado na maior parte do tempo informações propositivas na hipótese de reeleição.
Na parte final, usa um ator para tentar desancar o adversário.
Rômulo e as propostas
O Guia Eleitoral do candidato tucano priorizou as propostas voltadas para o público jovem apontando políticas de incentivo, caso vença as eleições.
Rômulo nesta campanha tem dado demonstração de vitalidade como não se viu na outra eleição. Anda disposto, decidido e mais preparado.
Última
“Todo artista tem de ir/
aonde o povo está/ se foi assim/ assim será…