BRASILIA – O governador Cássio Cunha Lima vive um momento intenso de atividades administrativas, vide a mini reforma na equipe em curso, as inúmeras medidas anunciadas como obras e nesse embalo já podendo inaugurar algumas delas em todo estado, afora atitudes como o da reabertura do Caso Andrezza (envolvendo Fernando Beira-mar ), sem contar as ações no campo da política partidária em si.
A fase traduz, com as devidas proporções, um tempo de turbilhão (até pessoal) comum a um ritmo que poucos assessores consegue manter em termos de ritmo de agilidade. São os fatos, menos nosso olhar a se exiberem.
Administrativamente, Cássio tem números a comemorar a partir de um dado anunciado nesta quinta-feira que foi o compromisso assegurado pelo Governo de cumprir pelo quarto ano consecutivo as metas fiscais espécie de atestado vital para se conhecer se uma administração vai bem ou mal. Independe de discursos, são os números que falam por si só.
Há como adjutório (eita, fui longe no baú), complemento mesmo, uma série de ações em curso como o reforço ao abastecimento de água em João Pessoa e Campina Grande, agenda de inaugurações na capital e no Interior, além de medidas voltadas ao funcionalismo público na abertura de novos postos de trabalho e melhoria na remuneração de categorias tudo isso a servir de indicador da realidade contemporânea vivida pela estrutura administrativo financeira do Governo, bem diferente do apregoado por seus opositores.
No campo do ajuste de equipe ter Luzemar Martins na Secretaria de Planejamento é fato auspicioso, mas normal porque o titular deslocado para a Cagepa, no caso Franklin Araújo, tem desempenho em nível elevado ao lado dos outros nomes da equipe econômica ( leia-se Jacy Toscano e Gustavo Nogueira.
São esses personagens que, não contaminados pela crise política, deram ordenamento ao status quo hoje vivenciado pelo governo. Em sendo assim, Nilo Feitosa aumenta a responsabilidade até de se incorporar nesse patamar.
Quanto à ascensão de Aguinaldo Ribeiro na Secretaria de Ciência e Tecnologia, Recursos Hídricos o processo comporta na essência uma necessidade política ao lado, noutro patamar, de um ajuste no Cerimonial com a saída de Suzana Malta.
Ainda há o esquente de Carlos Dunga, obeso fisicamente mas leve no trato político, retomando tarefas políticas e administrativas em área, como a Agricultura, adaptada ao seu manequim de conhecedor de causa.
Trocando em miúdos, repetem os meninos da Torre, o governador vive um novo momento contextual, na maioria dele com resultados promissores.
Efraim continua no alvo
Por aqui, na Capital Federal, é fácil atestar nos bastidores do Congresso Nacional e da grande Imprensa que o senador Efraim Morais ainda se mantém na mira dos adversários.
A Revista Época, conforme soubemos hoje, traz na sua próxima edição um histórico do senador desde quando deputado estadual citando-o como cultor do nepotismo (emprego de familiares).
O senador reagiu.
A outra verdade
Longe da orientação do senador, que resolveu ficar em stand by nas ações do Senado, setores do Congresso Nacional autorizaram medidas e/ou contratos em vias de assinatura final dos mesmos.
Envolve, aqui e na Paraíba, quem critica duramente o senador. Vai ser interessante quando tudo se materializar.
A Coluna, oportunamente, tratará do assunto.
Ainda a dor-de-cabeça de Ricardo
O WSCOM Online saiu mais uma vez com a notícia: O promotor Amadeu Lopes fez um relato do seu parecer para a imprensa nesta quinta, 7, onde afirmou que irá abrir um procedimento administrativo para averiguar se ouve ato ilícito na entrega dos Brindes no Sindicado dos Motoristas.
Lopes terá de 30 a 40 dias para averiguar o caso, mesmo assim já disse que
pretende ouvir o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e o vereador Tavinho Santos (PTB). A leitura do parecer foi feito às 18h.
Antes, fez questão de enaltecer o trabalho efetuado pela promotora Maria das Graças e pelo juiz Aluízio Bezerra, mas confirmou que era sua a competência sobre o caso.
Além de Ricardo e Tavinho, ele quer ouvir também o presidente do Sindicato dos Motoristas e os fiscais eleitorais que fizeram a gravação. O promotor pretende ainda fazer outras diligências durante o procedimento administrativo.
A reação imediata
Logo que soube da decisão do promotor, a assessoria do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), candidato a reeleição, o promotor de Justiça, Amadeu Lopes Ferreira, da 64ª Zona Eleitoral, considerou que são insuficientes as provas que envolveriam o prefeito em uma suposta compra de votos.
A partir disso, ainda de acordo com informações da assessoria, Amadeu Lopes Ferreira vai abrir um processo administrativo para apurar se o vídeo configura a prática do crime, além de solicitar diligências e ouvir testemunhas.
TAM mantém suspensão de vôo
Aconteceu o que já se esperava: a diretoria da TAM revelou com exclusividade ao WSCOM Online que manterá a suspensão do vôo João Pessoa Rio de Janeiro por falta de condições econômicas.
Quando e se isso se resolver a empresa se dispõe a voltar a operar.
De fato, há diversos vôos sem a quantidade esperada de passageiros de outros momentos. É a força da conjuntura.
Adriana Dantas Mariz: a força do talento
O governador Antonio Mariz primou na vida em muitos valores, um deles foi educar primorosamente suas duas filhas, Luciana e Adriana espécies de tesouro humano desprovidas de frescuras (desculpem-me pelo termo) comuns a quem ascende socialmente e até experimenta na vida os efeitos do tal poder.
Mariz, como as meninas, souberam sempre assimilar as advertências de Mabel, condão de tudo, para não exorbitar nunca, especialmente quando se convive com o exercício ilusório do Poder político, sem deixar subir a soberba para a cabeça.
Por isso sempre foram pessoas da sociedade, autênticas demais, distintas, firmes e comuns no gesto de gente grande.
Esta montanha de valores vai estar sendo exposta, em versão 3 X 4, nesta sexta-feira à noite, quando do lançamento do no livro A Ostra e a Pérola Uma Visão Antropológica do Corpo no Teatro de Pesquisa (Editora Perspectiva), que atriz e antropóloga Adriana Dantas de Mariz, às 19h, na Livraria Esquina das Letras, no Zarinha Centro de Cultura, em Tambaú.
Tive a oportunidade de estar presente ao lançamento em Brasília, onde hoje estou, mas vou correndo já para não perder o lançamento nesta 6ª feira.
Quem gosta e nutre a arte e a cultura está convidado(a) porque a noite de hoje é imperdível.
Umas & Outras
… O periscópio da WSCOM detectou o executivo Lafayete Coutinho embarcando nesta quinta-feira para o México, onde foi visitar o filho homônimo.
… Há uma separação difícil (lamentável) em curso.
… Abelardinho Jurema se recupera bem para a alegria da família e amigos.
… A eleição na Associação dos Magistrados da Paraíba vai esquentar.
… Vem novidades por aí.
Última
O nome / a obra imortaliza…