A chegada nesta segunda-feira de um e-mail afirmando textualmente ao multimídia Abelardo Jurema Filho de que ele estava proibido de gravar e reproduzir as canções de Roberto e Erasmo Carlos através de CD chegou como água no chope mais do que isso, como um abalo fatal em antigo sonho do ex-playboy nascido no Rio mas com sua vida adulta dedicada à cidade de João Pessoa.
Ontem, ao lado de Chico e Gil Sabino, acompanhamos ao lado de Abelardo a sua contagiante alegria isso antes de saber do e-mail mostrando cada uma das catorze faixas do seu esplendoroso CD.
Se a pirataria chegar ao CD, o público perceberá que pela primeira vez um trabalho de origem amadora faz uma releitura como pouco se viu na discografia do Rei da Música Popular Brasileira.
Quando estiver ao acesso das pessoas se isso acontecer, algo impedido de sê-lo neste momento pelo próprio RC, será fácil de identificar grandes sucessos da dupla Erasmo e Roberto, mas com arranjos especiais a permitir identidade singular de Abelardinho no trato do cancioneiro roberteano, como nunca se viu. O CD está primoroso
É certo que sua voz pequena, às vezes quase rouca em algumas interpretações, permite bitola, mesmo assim o CD oferece um conjunto de músicas com Abelardinho se superando-se gerando magia e contentamento de quem ouve o conjunto da obra.
Ao lado de jovens instrumentistas e a cumplicidade de Vianey, do Mistura Fina, o primeiro CD instrui nossos ouvidos à adaptação de acordes distintos no trato de melodias de Roberto, no caso tendo versão nova e inteligente como pouco se esperava do multimídia.
O fato é que Abelardinho vive o dilema para saber o que fazer: se lança assim mesmo ou se estanca um dos maiores sonhos de sua vida. Vai ver que, mesmo entendendo o sentido da contramão jurídica, um dia o CD vai dizer que daqui pra frente tudo vai ser diferente e ele assuma o pecado de amar RC e não poder dizer ao mundo que esse amor não tem preço, nem por isso foi compreendido.
Nesse jogo do amor, valeu o zelo pela autoria e da grana como desdobramento seguinte. Só isso, mas Abelardo não desiste, por isso nada me estranha se ele continuar palco, mesmo sem o aval de seu maior lider.
Coisas da vida/choque de opiniões.