Recife – O processo político-eleitoral na Paraíba, como de sorte em todo o País, deve apresentar situações inusitadas utilizadas pelos contendores em escalas diferentes na busca do voto e do Poder o grande objetivo das eleições.
Em nosso estado mais precisamente em Campina Grande, podem se preparar para observarmos uma forte contenda entre os grupos do governador Cássio e do senador Maranhão ( leia-se prefeito Veneziano e turma) em torno dos Clubes de Mães da cidade.
Explico bem direitinho: há anos, em especial depois que Ronaldo Cunha Lima ganhou a prefeitura e posteriormente o Governo, que uma personagem de feição contida mas de ebulição política sra Glória Cunha Lima passou a multiplicar pelos bairros da cidade o tal Clube das Mães.
Esse universo de multiplicadoras de afetos e votos foi conquistado pela atenção dada por Dona Glória (lembro até de Rômulo Gouveia nos primeiros passos da vida pública nesse segmento) gerando no decorrer dos anos algo parecido como apêndice político como suporte do seu grupo.
A calmaria e vida mansa do grupo Cunha Lima nesse setor, entretanto, já inexistem de um curto espaço de tempo para cá quando entraram na cena e com muita vontade de mudar o status quo- a sra Nildinha, mãe de Veneziano e Vital Filho, acompanhada pela primeira dama e nora, além da filha/militante médica.
Pois bem, o que antes era reduto verde limão de cabo a rabo agora parece não ser mais. A capacidade motora e de diálogo da nova ordem social na Prefeitura tem feito mossa no pião antes e exclusiva na unha de Dona Glória, mas agora longe desse predomínio absoluto.
Para o leitor entender o que digo, vou à prática: segunda-feira passada, ainda tendo o mote do Dia das Mães, as duas grandes damas resolveram cair em campo. Resultado: DonaGlória levou dezenas de senhoras do Clube das Mães para almoço na Granja Santana, enquanto Dona Nildinha reuniu milhares de Mães no Spazzio público esse anunciado como 10 mil pessoas.
Este cenário posto, sem floreio nem lero-lero, demonstra claramente que até as queridas Mães campinenses agora também tomaram o rumo da lapinha tradicional em cores diferentes o laranja e o verde limão com o senador José Maranhão pegando a maior das garupas.
Aguardem que a queda-de-braço está apenas começando!
Pesquisa e pesquisa
O repeteco da expressão acima tem o sentido óbvio de se afirmar que a guerra de pesquisascom novos números à frente fará distinção entre elas porque, como já se viu em outros filmes, haverá quem se permita ser mero instrumento de confusão.
É prematuro e irresponsável apontar agora quem se enquadra em cada uma das posições, mas logo logo, vamos saber.
O caso da Consult
Direto de Natal, onde reside, o estatístico Paulo de Tarso informa que a nova rodada de pesquisa da Consult só se dará da próxima semana em diante levando em conta os movimentos internos nos partidos.
Ele não quer desperdiçar o tempo fazendo hoje uma pesquisa que possa amanhã, por exemplo, ser modificada com um novidade produzida pelo PT.
É isso mesmo: ele quer que o PT diga se vai ou não ter candidato, ou se preferirá se compor com o PMDB.
Monitoramento
Impressiona aos observadores atentos dos bastidores da política a rapidez com que a equipe do Secretário de Segurança, Harrison Targino, tem monitorado a cena pública.
Anteontem à noite, minutos depois do grave acidente vitimando 13 pessoas e deixando 15 outras feridas, em Sousa, ele já estava enviando equipes, além de monitorar toda a assistência.
Não há duvidas de que, na equipe de governo, Harrison é quem apresenta números de relevo proativo.
A propósito de Ricardo
Enquanto o debate traduz o foco menor longe do conjunto de fatos com repercussão na ponta, na vida dos cidadãos pessoenses, o prefeito Ricardo Coutinho opera uma das mais expressivas gestões de resultados na cidade.
Quando estou na adorável capital paraibana, não perco tempo em andar pelos bairros e admitir que o Governo Municipal tem gerado interferências positivas capaz de lhe render reeleição sem muito trabalho mais na frente.
Pode ser precipitado esse último conceito (como para mim não era quando assim pensava de Cícero no primeiro mandato ), mas há tempo não se via obras espalhadas em tantos lugares.
Umas & Outras
…A Paraíba nem sabe, mas pode atrair um evento internacional de mineração. O debate está em fase de definição.
…Alguns construtores de João Pessoa resolveram adotar os mercados de Natal e São Luis como destinos de negócios. As últimas medidas, inclusive a Outorga, têm gerado impacto nesse novo encaminhamento.
…A Associação Folia de Rua terá eleição dia 5 próximo. Dois candidatos, por enquanto, se apresentam para a presidência: Liz Albuquerque e Clóvis Júnior. Há quem trabalhe visando uma composição entre eles.
…Na contramão está o ex-superintendente Alexandre Urquiza usando o nome do prefeito Ricardo Coutinho para pedir voto aberto pró Clóvis Jr.
…Engraçado: Urquiza repete o mesmo procedimento de Ruy Carneiro na eleição anterior quando a máquina do governo do estado e da prefeitura trabalhou em favor de Marcone Serpa.
…Resumo da ópera: bem que os lideres políticos deveriam tomar semancol e deixar essa mania de se meter em qualquer disputa pontual, como se fossem donos ou ditadores das entidades.
…Particularmente, não creio que RC esteja estimulando essa (in)cultura de caranguejo, logo ele porta-voz de novos ventos. Do contrário, vou para Passárgada.
…O Secretário de Comunicação da cidade, Nonato Bandeira, nem precisa dar tantas explicações. A cultura da atenção, contudo, lhe move a reparos diante de interlocutores qualificados. Faz parte da viagem.
…De longe, apenas geograficamente, acompanho com grande encantamento os vôos dados pelo mano Duda, empresário Hilton Cândido, nos mundo do comércio de rolamentos, correias material para indústrias. Em São Paulo, onde está desde a semana passada, seus contatos são promissores e honram a memória de nossos pais.
…Permitam-me: Vinicius (o rebento) e Yuri (amigão) estão produzindo CD de Pop rock mesclado à baladas e regaae. Já sei que tenho de ir me preparando para curtir à altura tanta inquietação
Última
A folia não pertence a ninguém/
Tá cada um / na sua…