O envolvimento do nome do senador Ney Suassuna no noticiário nacional na Operação Sanguessuga na qual dois assessores foram presos acusados de participação em máfia da Ambulância tem merecido desmentidos continuados do parlamentar, ainda a exoneração da assessoria e, a partir de agora, a busca de certidão da PF querendo ratificar a inexistência de sua própria participação, entretanto, ele vai precisar de muito mais do que as medidas tomadas.
Impressiona que o mais atuante senador da Paraíba na atualidade em termos de resultados reais junto às bases municipais (prefeituras e lideranças municipais), sem levar em conta as conquistas obtidas em pouco tempo de mandato vide a liderança do PMDB no Senado, não consegue tirar do seu caminho, volta e meia, citação desconfortável, para não dizer depreciativa.
São esses contenciosos oriundos de má escolha nas companhias que, bem rememoram caso anterior dos tempos de Wilson Braga em face das más escolhas, acabando por desmoronar uma liderança antes inabalável, hoje correndo pelas tabelas para resistir e manter-se no cenário de primeira classe da política paraibana como deputado federal.
Presume-se que seja, em face dessas citações mesmo que até agora nenhuma tenha terminado em culpabilidade oficial dos órgãos fiscalizadores a explicação para que sua avaliação em João Pessoa, cidade com tom critico mais depurado, não acompanhe, colado, o mesmo desempenho de José Maranhão, avaliado com preferência folgada.
Tudo bem que há um outro forte aspecto, que é o contencioso político do seu adversário, Cícero Lucena, quem em 8 anos gerou empatia, sobretudo na periferia da capital e hoje tem a vice-governadora Lauremilia trabalhando 24 horas por dia nas bases mais populosas pró Cícero, mesmo assim a distância de Ney dessas áreas, somente de uns dias para cá tentando supera-las, se somam à cortina de fumaça conceitual que, ou se resolve ou pode complicar-se mais na frente.
É evidente que, com as certidões negativas sob seu julgo e domínio para expor lisura de seus procedimentos, podem e devem gerar contra-ponto legal para fazer adversários engolirem denúncias que devem ser requentadas na campanha, mas em face da sua posição e liderança, o senador precisa explicar bem direito todos os fatos, ou seja, afastar a tal cortina de fumaçae, sobretudo, escolher melhor seus assessores sob pena de incorrer em erros permanentes.
O caso de agora, mesmo com desmentidos, deve afetar, sim, sua imagem, daí estar desafiado a proceder, a partir de agora avaliando e selecionando melhor, e de vez, a equipe responsável pelo trato das relações entre políticas públicas e exercício parlamentar nunca mais citado em deslizes.
Só assim terá condições de renovar o mandato que lhe aparece favorável, mas ainda a merecer melhor zelo no mandato de agora.
Do contrário, a possibilidade derrota pode superar até mesmo a sua forte estrutura. Cícero não está morto, como pensam alguns aliados.
Conseqüência
Antes de exonerar a assessoria envolvida na Operação Sanguessuga, Ney esteve com o ministro Marcio Thomaz Bastos, quando soube do envolvimento de assessores em ligações telefônicas autorizadas pela policia.
Efraim, no front
O senador Efraim Morais está acionando a Policia Federal para ter novamente a presença de Silvio Pereira, na CPMI dos Bingos visando esclarecer suas declarações ao jornal O Globo relatando detalhes do valerioduto.
Já o líder do PFL, José Agripino, pega mais forte já falando em Impeachment.
Não é, contudo, tarefa fácil de se concretizar porque o presidente foi poupado.
Umas & Outras
…O futuro presidente do TJ, desembargador Julio Paulo Neto, está concluindo sua equipe de assessores para novo mandato.
…O presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco, está fazendo história com liderança envolvida com as lutas dos militares da Policia Militar.
…Não é à toa que o neurologista Maurus Holanda pontifica como um dos médicos mais assediados. Além de conhecimento atualizado tem forma própria de procedimento junto aos pacientes de padrão raro, dizem tantos.
…Em pós-graduação no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica um dos mais gabaritados cursos de Mestrado e Doutorado do pais, Maurus testa nova fórmula de cola sintética para uso em traumas.
Última
Andar com fé eu vou/
Que a fé não costuma faiá…