Brasília – O deputado federal Wilson Santiago consolidou na madrugada nesta quinta-feira a meteórita ascensão no plano político nacional ao reestabelecer a liderança do PMDB na Câmara Federal derrotando o candidato do presidenciável e ex-governador Antonhy Garotinho, Waldemar Moca.
Não foi fácil, como pode atestar a Coluna acompanhando de perto os bastidores de última hora com direito a sopapos e empurra-empurra na madrugada motivada por aliados do candidato carioca.
A ascensão de Santiago, entretanto, está dentro de uma estratégia macro envolvendo a ala governista do PMDB, que deu demonstração de fora perante os demais caciques do partido, a exemplo de Michel Temmer, Garotinho, Germano Rigotto, Quércia e cia.
Para ser mais objetivo, a vitória de Wilson Santiago é atestado de força dada por Sarney, Renan Calheiros e, especialmente, Ney Suassuna sobretudo na reta final quando precisou operar apoios ou manter outros próximos de bandear para o candidato do Garotinho.
Foi o senador Suassuna quem conseguiu o voto do deputado federal e renomado ex-Delfim Neto, bem como segurou o voto do deputado Cabo Júlio, através de contato com o Ministro Hélio Costa, da mesma forma que os três votos de Goiás, por intermédio do senador Maguito Vilela.
Mas, independentemente das confabulações externas ou macro, Santiago saiu da condição de anônimo do Baixo Clero para circundar e participar das rodas seletas afeitas a poucos parlamentares.
Há de ser dito, ainda, que sua condição de Líder no primeiro mandato o faz credenciado mais do que nunca posto ser tarefa das mais difíceis se conquistar em pouco espaço de tempo. É como aconteceu com Inaldo Leitão no primeiro mandato presidente da CCJ a mais importante comissão mesmo sem a Paraíba dar o valor merecido.
De sorte que, Santiago se credencia não só para os próximos meses de embate interno no PMDB e na sucessão presidencial como se lança dessa forma como alternativa em 2010 para o Governo da Paraíba ou Senado Federal.
Quem viver, verá.
Dor na Justiça
A morte do desembargador Emilio Farias enluta não só a família e o Judiciário, como de sorte as lutas democráticas deste estado e país.
Emilia Farias era dos que, com argumentos consistentes, jamais temeu desafios nem muito menos o mau humor dos poderosos que perseguiam e maltratavam.
Fez da vida uma retidão, tanto que serve de exemplo para todos os que crêem em sociedade justa.
À família, nossas condolências.
Viagem futurista
O governador Cássio Cunha Lima avança nos entendimentos com a classe produtiva européia, especialmente de Portugal e Espanha, na busca de investimentos e bandeiras famosas no ramo hoteleiro para ocupar espaços em nosso litoral sul.
Sua viagem com direito a palestras, amanhã, significa olhar voltado ao futuro, sobretudo do turismo, – tomara – tenha já agora precauções para não repetir os erros de Natal atraindo barrigudos ansiosos por morenas nordestinas.
Turismo saudável, já!
Outros investimentos
Da Capital Federal, percebe-esse fácil o movimento do prefeito Veneziano Vital para expandir os investimentos no turismo de Campina com novos incrementos na Micarande e Maior São João do Mundo.
Veneziano, avaliado positivamente em pesquisas, quer agregar à festa eventos paralelos que atraiam o debate e a inteligentzia nacional como reforço e essência.
Exemplo: mais do que forrozar ele quer trazer grandes críticos de musica, cultura popular para evento paralelo durante o Maior São João do Mundo.
Última
Mulher na linha/
O trem pega…