Senado: pré e pós pesquisa

Os novos números da pesquisa Consult veiculados no Jornal Correio da Paraíba ainda hoje tomam conta de norte a sul do estado motivando reações as mais diferentes possíveis querendo entender o que está por trás do resultado, apesar dos que buscam manobrar contra ou a favor de seus pares.

Para exame desprovido de paixão, a pesquisa traduz números excelentes para Cícero, se levado em conta, sobretudo, a nódoa e os efeitos das denúncias que se desdobram desde a deflagração da Operação Confraria.

Mesmo que as instituições fiscalizadoras nada tenham a ver com política partidária – apesar do discurso politico querendo misturar as bolas, entretanto, se faz preciso ser justo na análise mostrando que a performance do ex-prefeito da Capital está acima do esperado, suscitando indagações sobre o que motiva tal atuação.

Sem uso da ciência ou grande esforço dá para unir esse desempenho ao fato dele ter sido prefeito de João Pessoa por 8 anos (com resultados), ex-governador de Estado, ex-ministro e pessoa da inteira confiança dos Cunha Lima – o que lhe premia tendo apoio de PFL, PTB, PDT, etc em todas as bases com o voto fechado dos governistas.

Não esqueçamos ainda que sua mulher, vice-governadora Lauremilia Lucena opera na periferia da Capital com força e influência.

Por conta disso, pegou ar a chama e/ou possibilidade dele vir a ser candidato pra valer no Senado ao lado de Cássio dependendo exclusivamente dele – Cícero.

Mas, em que pese tal conjuntura, se faz indispensável também lembrar aos apressados de plantão que Ney Suassuna se mantém na liderança podendo ainda agregar o voto do PT mais outros partidos à esquerda (PC do B, PSB, etc), sem levar em conta os 170 prefeitos que dizem votar nele – particularmente não sei ate quando porque mais na frente o governador Cássio vai tentar impedir a dualidade de votos.

Além disso, o voto em Ney será aspecto a ser mensurado mais na frente pela colagem – ou grude, como queiram – na candidatura do senador Maranhão. Aliás, da primeira vez em que foi candidato ao Senado, Ney era de uma mensuração raquítica, inexpressiva – diferente de agora na frente da pesquisa.

Dentro desse cenário futuro, resta ainda aguardar como os fatos vão se suceder no campo ético a envolver os contendores do Senado porque tal aspecto deverá ser decisivo na reta final da campanha fulminando ou favorecendo um dos dois candidatos – tirando a possibilidade de novidade porque não há terceira via em curso.

Por enquanto Cícero anda vivo, muito vivo, mas Ney pelas contas de agora vence a disputa bem, mas precisando ter muito cuidado.

Cássio contesta

O governador Cássio deixou claro, ontem, em entrevista antes de começar a reunião com secretários, que questiona os dados da pesquisa da Consult, portanto, tem outra compreensão dos números.

Cássio não usou o jogo duro – na canela, como se faz em Zé Pinheiro em jogo de campeonato – entretanto disse inteiramente à vontade para contestar a metodologia da análise.

Em outras palavras, não poupou o Jornal Correio, menos o Consult.

Novos secretários

O governador anunciou os nomes de Iza Arroxelas e Jurandir Xavier para a titularidade das secretarias de Trabalho e Assistência Social, bem como da Ciência e Tecnologia pela condição de adjuntos que já são.

Outro que está deixando a Casa Civil é Ivandro Cunha Lima, da mesma forma que Armando Abílio e Damião Feliciano estão deixando as secretarias.

Cássio deixou claro que não haverá grandes surpresas e o critério atual é técnico.

Gianina e o PL

Na entrevista, o governador assegurou que não está convocando a deputada Gianina Farias para uma secretaria promovendo assim a ascensão do ex-vereador Julio Rafael na Assembléia Legislativa.

– Não existe essa operação em curso, embora respeite a deputada como técnica – justificou.

Sobre a possibilidade do PL assumir a vice de Maranhão, ele disse desconhecer porque o partido Liberal tem merecido apoio permanente até para manter Inaldo Leitão e Ricardo Rique na cena nacional.

Jogo duro

O Secretário de Comunicação de João Pessoa interrompeu seu tempo de lazer em pleno fim-de-semana para acusar o verador Paiva de ter desviado recursos da Comunicação para a Câmara em ato desabonador.

Ontem, o vereador foi aos veículos de comunicação contestar a versão dizendo ainda que não tem mais jeito de convivência com RC.

Nem o PT nem n ninguém dá mais jeito.

Lançamento em Boqueirão

Quando domingo vier, a cidade de Boqueirão sediará evento político marcando o pré-lançamento formal da chapa Cássio – Zé Lacerda e Cícero ao governo e senado, respectivamente.

– Vou tratar o evento como oportunidade de lança-los candidatos – assegurou.

Umas & Outras

…O vereador Luciano Cartaxo tem crescido nas articulações e resultados na conjuntura atual. Pode surpreender com novidades promovidas por ele para ampliar a bancada governista ou, no mínimo, conter a brabeza de Marcolino e Paiva.

…A situação do vereador Marconi Paiva não anda nada boa no TRE

…Ronaldo Cunha Lima entrou no páreo para ser eleito na Academia de Letras – a brasileira. Podem anotar. Ele está atualmente no Rio.

…O empresário Lafaiete Coutinho está na lista dos homens mais bem informados da aldeia paulistano-tabajara.

…A Bahia disse sim abrindo portas ao futuro da Paraíba.

…Doutora Tânia Paranhas vem para a campanha de Ney Suassuna. Todos os filhos também.

…O médico Mirabeau Maranhão não quis esnobar nas comemorações do tio na pesquisa Consult. Preferiu cachorro quente, domingo, no Mundial Lanches, em Tambaú.

…As rádios da Capital e do Interior não param de reproduzir os “furos”da WSCOM.

…A propósito, o Google – maior site de busca do mundo – resolveu inserir o portal WSCOM como preferidos em termos de noticia do Brasil.

Última

“No tabuleiro da baiana tem…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo