Posturas ao sabor do tempo

Chamou-me a atenção o discurso do governador Cássio Cunha Lima, ontem, dentro da lógica lúcida do momento, mesmo que signifique a consistência da contradição comparada ao discurso dele no passado, mas agora ao condenando antecipação da disputa eleitoral de 2006, pois guardadas as proporções, tem nível parecido com o que diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leiamos, juntos, parte da essência reproduzida por Cássio, ontem:

“Não vejo como oportuna a precipitação de um processo eleitoral. Isso não interessa a Paraíba, mas sim à quem quer fazer da política um meio de sobrevivência única e exclusiva”, afirmou, textualmente, o governador descartando antecipar agora o nome do candidato ao Senado.

Ora, anunciar nem precisa mais porque o nome da intimidade comprometida já está lançado há tempo atendendo pelo nome de Cícero Lucena, embora ainda esteja de molho em face da Confraria com respingos e queimação “até do próprio fogo amigo”.

Ultimamente, entretanto, o ex-prefeito de João Pessoa andou reanimado por ter descoberto nas denúncias contra o senador Ney Suassuna, via Ministério Público, de envolvimento com corrupção – a busca desenfreada, portanto, a forma de se reinserir no processo de disputa exatamente no Senado.

Mas, voltando à essência do discurso freqüente de Cássio, impressiona ver a inversão de posições entre ele e o senador José Maranhão, como de sorte, no plano nacional acontece com Lula e Serra – nos dois casos, a mais perfeita clareza da contradição de posicionamentos.

Pois bem, diferentemente do que dizia quando estava na Oposição, agora Cássio tenta de todas as formas adiar ao máximo o debate sobre sucessão porque senão o tempo inexistirá para ele governar e mostrar resultados.

Só que – vejam a contradição – quem tempo atrás nem admitia falar em eleição ( o senador Maranhão, quando no governo ) agora é quem quer antecipar o embate político porque tenta desestabilizar Cássio para inviabilizar os movimentos do governador.

Sendo assim, com ou sem mudanças invertidas na Paraíba e no plano nacional, o fato é que quem está no governo radicaliza para afastar o clima de eleição agora, enquanto os pré-candidatos de oposição fazem exatamente o contrário.

Como se diz na Torrelândia, quem te viu, quem te vê.

Ricardo de volta

O silêncio sepulcral em torno do jornalista Ricardo Barbosa deixará de existir a partir de agora com a decisão do governador Cássio de fazer o deputado José Aldemir assumir a Secretaria de Gestão para o filho de Maria Barbosa adentrar a Assembléia Legislativa.

Ricardo ia muito bem nas articulações de bastidores com resultados positivos, mas, como sempre acontece nos “contaminados”pelo sangue fervente da política, agora está de volta para ser estilingue e vidraça.

Aldemir não está inteiramente satisfeito.

Desfecho

Aliás, a reunião decisiva para a operação aconteceu ontem na Granja Santana para onde foram convocados os personagens envolvidos na trama, incluindo o Secretário de Comunicação, Solon Benevides.

O governador chamou Aldemir com postura decidida de abrir espaços para Ricardo Barbosa, também candidato a uma das 36 vagas na Assembléia.

Dirceu na Paraíba

O deputado federal José Dirceu anunciou ontem ao WSCOM Online, que vai estar segunda-feira em João Pessoa para participar de ato de solidariedade.

– Quero estar pessoalmente para agradecer a solidariedade recebida na Paraíba – afirmou ele ao portal.

Ontem, militantes de esquerda anteciparam que vão ao ato jogar ovo ou tomate podre.

Umas & Outras

…O Tribunal de Contas da União não inseriu no relatório final dos escândalos nos Correios o nome do executivo paraibano Robinson Viana, inocentando-o de envolvimento com qualquer episódio.

…Robinson até antes estava na lista dos suspeitos e “condenado”previamente sem direito à defesa pública. Agora, inocentado, quem vai pagar pelo estrago na sua imagem.

…Militantes pró-Dirceu acionaram a KGB para impedir que o deputado federal seja importunado como foi antecipado.

…Wilson Braga anda inquieto por não estar ocupando cargo de evidência.

…O médico paraibano Francisco Pinto se mantém com prestigio em Brasília.

…O time do Atenas ( agora ProSaúde) conquistou o Campeonato Paraibano Juvenil em decisão no Pio X. No elenco, a satisfação de ver o tricampeonato de Vinicius, mais do que filho, cidadão bacana.

Última

“Quando mama sai de casa/ seus filhos se oloduzam/
Rola o maior jazz…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso