RIO – Mesmo distante, apenas e somente do ponto-de-vista geográfico, tenho acompanhado com atenção a crise interna no PSB paraibano diante da reação de setores do partido contra a intervenção promovida pelo Diretório Nacional culminando com o afastamento de antigos diretorianos.
O movimento de contestação é puxado pelo ex-secretário geral José Rodrigues, que ainda se intitula no cargo, mas o nome hoje ocupando o lugar é do prefeito Ricardo Coutinho, mais Antonio Bala, Lídia Moura e a Juventude Socialista (leia-se Moca Medeiros).
A bem da verdade, embora a reação exista, na prática o movimento contestatório já perdeu a briga legal diante da decisão tomada pela direção nacional de afastá-los e garantir o comando às alas de Ricardo e da vereadora Nadja Palitot esta última apresentando-se como presidente mas, quem está mesmo no comando é o interventor Carlos Siqueira indicado de Brasília.
Em síntese, para compreensão dos leitores/internautas, o que acontece é que a ala mais radical do socialismo praticado pelo PSB no Estado ( Bala, Rodrigues, Lídia, etc) ainda resiste porque é dado ao contexto democrático assim proceder, entretanto, com pouca eficácia porque não deverá reverter o encaminhamento dado até agora.
Ressalte-se que, diante de um panorama mais elástico, falta ainda entender como Ricardo e Nadja vão conviver diante de arrojada campanha que o prefeito de João Pessoa promoverá proximamente em todo o Estado em termos de novas filiações, isso dentro da perspectiva de ciúmes a partir da vereadora diante da real projeção e engorda política de RC.
Cacifado amplamente, Ricardo age no silêncio, mas com objetividade porque seu projeto político, pelo menos em tese, não se estanca em João Pessoa, levando em conta a projeção de êxito administrativo no comando da prefeitura da Capital.
Ainda haverá, portanto, muita água a rolar sob a ponte do PSB.
Encontro proveitoso
No Rio, ontem, o dia/noite gerou entendimentos positivos na direção da empresa WSCOM, cujos carros-chefe são o Portal WSCOM Online, o programa de rádio (FM e WEB) Abra o Jogo e o Instituto de Pesquisa EXATO. Foi a estréia de Pablo Forlan Santos nas primeiras conversas na condição de sócio-proprietário no mundo empresarial fora da Paraíba.
Entre as reuniões especiais, uma delas aconteceu com diretores do Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil. André Tanure e Reinaldo Paes Barreto, abrindo a possibilidade de entendimentos futuros entre as empresas.
Reinaldo Paes Barreto, por exemplo, elogiou o nível do trabalho do Portal WSCOM Online, tanto que o acessa com freqüência.
Em abril, vão estar em João Pessoa. Novidades estão por vir.
Expansão de Roberto
A notícia veiculada com exclusividade pelo Portal na sexta-feira dando conta de entendimentos do empresário Roberto Cavalcanti, proprietário do Sistema Correio, para comprar o jornal Tribunal do Brasil, em Brasília, é assunto que ainda hoje repercute intensamente.
Depois de visitar a sede do jornal, conhecer todas as instalações, o empresário embarcou para São Paulo, onde participou de convenção da Honda.
As negociações em Brasília ainda estão sob avaliação porque são vários os pretendentes.
Roberto Cavalcanti foi convencido por um amigo (alto escalão de BSB) para ascender nos negócios na Capital Federal.
Abafa, abafa
A base aliada do Grupo Cunha Lima está na mira das principais lideranças na busca de estancar iniciativas como a tomada por setes deputados na criação do famoso G-7. Embora os releases digam que está tudo sanado, nos bastidores não está.
A Coluna ouviu alguns deles que, no famoso Off, falam horrores no quesito atendimento aos pleitos pelo secretariado e governo.
Mesmo assim, o staff qualificado do Governo tenta conter a insubordinação.
Passos de Efraim
O gabinete principal da Primeira Secretaria do Senado Federal passou a ser freqüentado por muita gente nos últimos dias, especialmente da Paraíba.
O que o senador Efraim Morais escuta daria para ficar com o peito estufado, mas o parlamentar trata logo de furar a bola evitando assim deixar subir para a cabeça os louros passageiros da vaidade suprema.
Mas que está sendo estimulado a novas paradas, ah isso ele está.
Nesses 10 dias ficará em Brasília.
Umas & Outras
…O diretor da Transpetro, Álvaro Gaudênio Neto, mesmo com o status acumulado nos últimos meses, não deixa de estar próximo dos conterrâneos inclusive quando se trata de Feira de São Cristovão.
…O periscópio da WSCOM o flagrou na torcida pelo Campinense, no Maracanã, bem como na referida Feira ao lado de amigos do Cariri paraibano (Serra Branca, mais pontualmente).
…Quem está pontificando no mundo do Direito, inserindo-se no contexto do Rio, é o advogado Taney Farias, cuja banca jurídica saiu do colo do veterano Leudson Farias e agora tem filiais em Recife ( mega escritório), João Pessoa, Brasília e São Paulo. Pense num prestigio arretado de grande!
…Depois de forte reação na sociedade a cúpula da Igreja Católica parece ter se reencontrado ns harmonia com os fiéis ao manter o padre João Andreola no comando da paróquia da Igreja do Altiplano por sua dedicação e história.
…O fundador e mantenedor da bem freqüentada Igreja, padre Andreola, andava sendo tratado depreciativamente daí a revolta geral. Felizmente, agora está tudo sanado.
…Falar (escrever) em Igreja, o arcebispo dom Aldo Pagotto precisou viajar a São Paulo, ontem, para participar das exéquias de um irmã, falecido na capital econômica do Brasil.
Ultima
Meu caminho pelo mundo/ eu mesmo traço…