Quando 2005 chegar, podem anotar: o governador Cássio Cunha Lima vai entrar firme na construção de um movimento dos Estados nordestinos favoráveis à transposição de água do Rio São Francisco para peitar, no debate, os resistentes à iniciativa do Governo Lula visando resolver de vez antigo problema de uma banda do Nordeste.
Em tese, tudo leva a crer, Cássio quer assumir essa bandeira de luta como condição tão importante quanto serão outros projetos de relevância de seu governo, mas de espectro interno, isto é, dentro da Paraíba.
No caso da luta pela transposição, o processo é diferente, pois tende a gerar a repercussão de fora dos demais estados até mais na frente poder num efeito bumerangue gerar forte efeito nos quatro cantos do estado paraibano.
Cássio, a rigor, tem performance reconhecida nos fóruns de governadores ou de outras instâncias de poder, daí a possibilidade desse futuro movimento de fato poder construir novo momento na trajetória política do governador.
-A decisão do governador de encampar essa luta tem a ver com tantos movimentos reivindicatórios já vividos por ele tempos atrás, portanto, buscar a defesa intensa da transposição tem tudo a ver com as grandes teses defendidas pelo governador comentou o Secretário da Comunicação, Solon Benevides, em entrevista no Abra o Jogo, programa dirigido pela WSCOM.
Como se vê, a nova fase vivida por Cássio tem abrigo em macro processo de recuperação da imagem, especialmente internamente no Estado, sem se descuidar das perspectivas de permitir visibilidade em fóruns qualificados, a exemplo do caso da transposição.
Mais do que cuidar da candidatura à reeleição, o governador sonha mais alto com esse projeto de reestruturação de Governo na direção de 2006, ano em que a sucessão envolve o plano presidente e estadual.
Pesquisa pró Cássio
O Secretário Solon Benevides comemorava ontem com sua equipe de Pasta, os novos números que diz dispor apontando na direção do crescimento gradativo da imagem do governador de forma linear em todas as classes sociais.
Benevides não disse qual foi o instituto responsável nem revelou os números, mas repetiu que os dados são estimulantes.
Enquete
Os internautas da Paraíba têm posição positiva do Governo Cássio em 2004, mesmo com as derrotas eleitorais em João Pessoa e Campina Grande. É o que diz Enquete veiculada no Portal WSCOM Online durante cinco dias, uma vez que 45,46% consideram o desempenho do governador entre Bom e Ótimo. Se somado ao quesito Regular passa para 68,19%.
Os números, mesmo originados só em segmento social dos que acessam computador, merecem atenção.
Corda bamba
O vice-prefeito Manoel Junior acha que está tudo sob controle na relação dos 6 vereadores que recentemente aderiram ao Governo Ricardo, mesmo assim não é de bom alvitre não ignorar a pressão promovida pelo governo Cícero/Cássio para reaver os parlamentares desfalcados.
Cícero e grupo têm agido duro e já deixaram dois vereadores bambos, ou seja, vulneráveis.
Adicione-se a isso o fato do prefeito Ricardo Coutinho de não aceitar barganha como pensam alguns.
Semi-aberto
Terminou, ontem, o Seminário sobre governabilidade promovido pela equipe de transição do governo Ricardo no Flat Hardman, em Maneira, para o pessoal de 1º e 2º escalões. A ordem emanada do prefeito diplomado foi acatada inteiramente pela equipe, que exerceu o bico calado no trato do assunto com a Imprensa.
Generalidades à parte, o fato a partir do seminário é que estão sendo construídas as primeiras medidas, entre as quais, as direcionadas à transparência plena do processo de governo que, tomara, seja de fato forjado em medidas para conhecimento além de 60 pessoas.
Posse no Sebrae
A nova diretoria do Sebrae/PB entrou em processo de contagem regressiva diante da posse programada para a próxima segunda-feira. Vai concorrer com as posses das prefeituras, daí a possibilidade de esvaziamento porque as principais autoridades vão estar envolvidas com as solenidades nas principais cidades.
Mesmo assim, o superintendente Carlos Batinga entende que a posse quanto mais simples mais objetiva será.
Umas & Outras
… Jarbas Mariz até ensaiou vir passar o reveillon em João Pessoa, mas mudou de planos e ficará em Ilha Bela, litoral paulista.
…O advogado Efraim Filho disse ontem, no Abra o Jogo, que o PFL Jovem está com decisão tomada de participar das disputas para o DCE das Universidades.
… Efraim Filho diz que o liberalismo vai se confrontar com as teses estatizantes dos partidos de esquerda. Esse menino ainda vai longe.
…Diego Ferreira, filho do amigo jornalista Marconi Ferreira, também resolveu se envolver com a atividade política no estado.
…A festa da Abav, ontem, no Cabo Branco foi animada e representativa.
Última
Deixa vida me levar/ vida leva eu…