Se há um lugar que não cessa um tempo sequer o `tirinete´ ou as polêmicas político partidárias, certamente a Paraíba disputa a liderança dessa condição. É difícil encontrar uma terra que, como a nossa, respire política 24 horas sem parar dispondo ainda de alguns balões de oxigênio ajudando na falta de ar.
Sendo ou não sinal de desenvolvimento desvirtuado, de ambiente atrasado ou excessivamente politizado? o fato é o cuidado de manter a guerra política tem consenso porquanto são muitos os que não deixam o fogo bradar, nem que chova três dias sem parar.
A última delas pipocou por conta de declaração atribuída ao senador Ney Suassuna falando de veto do governador Cássio Cunha Lima a uma possível ascensão do senador José Maranhão, arquiinimigo do Chefe do Executivo, a um posto de Ministro de Estado.
A rigor, procedendo ou não a perspectiva de ascensão, faz parte do contexto admitir que Maranhão transite diante dessa possibilidade pelo nome que construiu e pela insistência do presidente do Senado, José Sarney nessa direção. O Globo também registrou isso.
O danado em tudo o que se produziu de intriga é que Cássio não fez a gestão de veto mencionada nem expressou uma única palavra caracterizando seu veto a uma possível escalada de Maranhão na lista de ministeriáveis.
A propósito quem fez essa revelação, ontem, foi o senador Ney à quem foi atribuída a expressão geradora da confusão e de desmentidos sem fim por todo o dia. `Não disse que o governador vetou Maranhão´.
O caso em tela, como costumam expressar os Operadores do Direito, não tem lá essa importância estratosférica, nem por isso serve para ocultar, que as fofocas são intensas fruto da própria classe política mesmo com os famosos desmentidos.
Não há como negar, em alguns casos, a existência de deslizes de entendimentos da mídia, mas em diversos casos o sujeito cria o fato e, depois, diante da repercussão muda de discurso buscando transferir a responsabilidade para a mídia.
Particularmente, acho que a palavra do senador merece fé de ofício, mesmo assim não consigo deletar a possibilidade real de que ele tenha, por força de seu jeito de falar `pelos cotovelos´, induzido à conclusão de veto.
Aliás, o senador ou cuida urgente desse `disse me disse´, porque na história de ontem, ele se `queimou´ com todas as bandas da lua e do sol, ou ainda vai enfrentar muitos dissabores.
Siri na lata
O pré-candidato do PT, Avenzoar Arruda, não parou ontem de resmungar cobrando respostas rápidas do Diretório Nacional, através do presidente José Genoino sobre essa onda de veto a Maranhão.
Segundo ele, `Genoíno garantiu que é mentirosa a existência de veto de Cássio ou de quem quer que seja a Maranhão´.
Avenzoar tratou o senador paraibano como aliado de primeira hora.
Nova avaliação
Sem deixar-se tomar pela zoada criada, o governador Cássio resolveu dedicar seu tempo a marcar agendas coletivas para hoje, de manhã e à tarde, bem como acertar compromissos em áreas distintas, como a Cultura.
Para hoje, a agenda prevê avaliações com a equipe no Sebrae e no Palácio. Já no quesito cultural mandou Cida Lobo agenda o dia 8, 17 horas, no Teatro Santa Roza para apresentar a Lei Augusto dos Anjos.
Ricardo apronta
Não é de hoje a inquietude do deputado estadual Ricardo Coutinho. A mais nova ação, entre tantas esboçadas no cotidiano, está no reaquecimento para que o PMDB reinsira a possibilidade de entendimentos já no primeiro turno.
Precavido, ele diz que não se intromete nas searas alheias dos demais partidos, mas anda conversando muito para construir a aliança.
– Temos conversando sem parar observou.
Novo rush
Enquanto a Oposição fala e critica forte, o esquema do prefeito Cícero já se movimenta para uma programação de ações no decorrer do primeiro semestre.
Desta feita, além de mobilização popular a ordem é dar visibilidade na mídia e nas comunidades para render frutos.
Umas & Outras
… O empresário Ricardo Paulo já atrai o interesse de empresários em expandir o IN Banco de Soluções como filiais em diferentes pontos da cidade. Isso expressa a ousadia e a repercussão de uma atitude empreendedora em pleno Centro Histórico, no térreo da Associação Comercial.
… Quem faz show nesta quinta-feira no Paulo Pontes é o guitarrista internacional Washington Espínola, atualmente residindo na Suíça.
… Aliás, a cantriz Diana Miranda já se faz ver por aí, assim como public relations Tina Gondim.
… O Governo Federal, via fax, informa que Monteiro está contemplado entre os municípios a receber reforço em face da estiagem.
… Depois de um golpe de direita da dengue, o ex-deputado federal Edme Tavares já se faz sentir firme e forme no ringue da vida para dar seqüência aos projetos normais.
Última
` Há menos beleza/ no salão de beleza…´