A partir de João Pessoa, onde se concentra o maior quantitativo de focos de Oposição ao `status quo´, isto é, ao comando do poder no Estado pelo Grupo Cunha Lima, presume-se, em tese, que o esquema do Governo terá dificuldades para sobreviver emplacando seu candidato.
Há fatores lógicos a se levar em conta para exame e reflexão `pés no chão´ do que é hoje nossa realidade, bem como o que tudo isso pode significar. Geralmente, como é dado acontecer em grandes centros populacionais, nota-se a existência mais acentuada de vozes oposicionistas a quem quer que seja Poder.
Até Jesus Cristo, se aqui estivesse, teria resistência real porque não há unanimidade possível onde, for força do crescimento demográfico populacional, os problemas são contínuos, crescentes e impossíveis de solução rápida, seja lá quem for o governante.
É dentro desta aura, que bem lembra a frase famosa de Mocidade `Governo é pra sofrer´ que a Oposição sobrevive com situações diversas para gostos diferentes. A começar pelo líder das pesquisas, Ricardo Coutinho, ainda mencionado mais pela imagem própria do que pelas condições estruturais de garantir resultado eleitoral vencedor.
A dados de hoje são tantas as vozes a credencia-lo como, no mínimo, disputador do segundo turno, mas já se escuta em volta as manifestações de que, sem estrutura, ele pode murchar durante a campanha.
Com raiz fincada no mesmo berço de RC, está o PT de Lula, Dirceu e Genoino se preparando para dar condições de vôos ao pré-candidato Avenzoar Arruda, hoje, um personagem do processo refém da estrutura e contido em saia justa por não poder fazer mais o papel de Oposição radical.
O manequim de Avenzoar até agora ressoa para dentro sem conseguir deslanchar para fora o mesmo desempenho que construiu pela primeira vez no PT com a unidade de forças interna. Ocorre que tudo isso não anda engordando o desejo de voto para garanti-lo pujante no páreo.
A propósito de estrutura e perfil, não dá para ignorar a pré-candidatura de Manoel Jr, que começou com tez interiorana, mas ultimamente vem dando contornos cosmopolitas diante de um partido com tradição política na cidade, o PMDB, sem contar os ícones pessoais disponíveis, do tipo senador José Maranhão e, num grau menor, o ex-governador Roberto Paulino.
Há outros nomes com menções difusas como a do Pastor Edivan, ainda a merecer exercício para entender-se até onde vai seu fôlego no meio evangélico. Outros, como os de Inaldo Leitão, Neroaldo Pontes e Marcondes Gadelha têm valor individual, mesmo que estejam noutro modelo e postura porque são aliados do governo.
Em síntese, é desse universo Oposicionista que quando chegar o final do ano o eleitorado dirá se quer um de seus integrantes, ou se continua com o processo inaugurado por Cícero Lucena.
Política vs futebol
Enquanto o deputado federal Domiciano Cabral se questiona para deixar de vez a presidência do Botafogo, pois alega distância com as novas atribuições na Câmara Federal, em Campina Grande, o Treze conta agora com o deputado Artur Cunha Lima.
A saída de Domiciano, em se efetivando na prática, é desfalque sério porque re$tringe em muito a grana para manter o clube.
Nesse placar, o Treze pode sair ganhando de 1 a 0.
Posição de Jader
Nos bastidores da Universidade Federal da Paraíba começa a tomar corpo a seguinte pergunta: quem o reitor Jader Nunes apoiará para sucede-lo?
A indagação tem a ver porque são dois atuais auxiliares Maria José e Rômulo Polari postulando o mesmo lugar.
Ou ele vai ficar em cima do muro? é outra pergunta como conseqüência.
Sangue político
O prefeito Cícero Lucena já mandou recado aos vereadores garantindo que nenhum de seus parentes próximos será candidato à Câmara Municipal. O conceito foi exposto lá atrás e repetido outros dias.
Nada disso, entretanto, tira da filha de Cícero, Janine, o perfil político com vibrato e raciocínio lógico comum aos que têm futuro na área.
Projeto leiteiro
O multimídia também publicitário José Maria de Andrade tem enveredado, a partir de Garanhuns, onde desfruta de propriedade rural, pelos caminhos da produção industrial leiteira visando mercados regionais.
Fonte segura garante que, na cidade, toda a infraestrutura de um empreendimento moderno está pronta para operar a partir de 2004.
Umas & Outras
… O publicitário Genival Ribeiro já está em contatos para fechar com clientela seleta visando a disputa eleitoral de 2004.
… Em pleno clima de Festa de Reis, o município de Sertãozinho comemora a data neste domingo atraindo lideranças políticas. O produtor Maurisio de Pilão, nome lembrado para consenso ou até mesmo disputa na sucessão deste ano, é anfitrião do deputado José Lacerda e Efraim Morais.
… Do Rio, onde se encontra por necessidade e um pouco de acaso, pois o juízo passa o tempo inteiro em Guarabira, Cid Cordeiro liga para manifestar passos qualitativos na WSCOM no decorrer do ano.
… Quem está chegando para férias é o jornalista paraibano Adeildo Máximo Bezerra, atualmente na Assessoria de Comunicação do Ministério dos Esportes.
Última
` Vai passar / nessa avenida um samba popular…´