Brasília O senador Ney Suassuna colocou, ontem, mais combustível no debate interno do PMDB da Paraíba a partir da atual conjuntura, dos fatos existentes e suas repercussões. Desta feita não foi nenhum `infiltrado´ no partido quem tratou das feridas; foi o próprio Ney.
Ele disse que, por não ter participado das inúmeras reuniões com o PT Nacional e o Governo Federal, mesmo assim continua a aguardar que o PMDB cumpra com os acertos feitos ao longo do tempo.
Para o senador, não cabe bem em política acertar e não cumprir o prometido. Embora com insistência do jornalista João Costa para que revelasse abertamente quem conduziu esses entendimentos e precisa cumprir, Ney sai pela tangente deixando pairar apenas o caminho na direção do senador José Maranhão.
No entendimento de Ney, antes de chegar à condição de candidatura própria como a do deputado Manoel Júnior em curso para lançamento, se faz necessário honrar a palavra. Sem revelar ainda detalhes deixou entender que havia compromisso alinhavado com a candidatura de Avenzoar Arruda.
Pelo sim, pelo não, o senador disse que viaja amanhã, de Brasília a João Pessoa com o firme propósito de construir a solução para muitas pendências internas no partido, inclusive descontentamentos.
– Não é verdade que as queixas são frutos de infiltrações; elas existem, sim, como tem acontecido com o ex-deputado Carlos Mangueira, Damião Feliciano e até Aracilba Rocha que me externou o desejo de sair do partido declarou.
Ney acha que o PMDB vive novo momento especial porque os descontentamentos podem redundar na saída de diversos filiados em breve.
Bom, como são palavras emitidas pelo senador Ney Suassuna deduz-se que, de fato, o clima não anda tão calmo como repetem lideranças do PMDB.
Anastácio na CPI
A CPI do Crime Organizado, da Câmara Federal, acatou proposta do deputado estadual Frei Anastácio para que uma `Força Tarefa´ seja constituída para ir a fundo na revelação e busca de punição dos envolvidos com grupos de extermínio.
Frei Anastácio e o Promotor Mendes foram minuciosos na exposição dos vários crimes e as áreas onde os grupos atuam no Estado.
Posse de Haroldo
Enfim, o bom senso deu posse, ontem, ao vice – prefeito Haroldo Lucena. Com a viagem do titular Cícero Lucena para esta Capital e, na sequência, hoje, ao México a Prefeitura passa a ser respondida.
A bem da verdade o tempo é curto demais para promoção de fatos extraordinários, visto que a titularidade de agora tem mais caráter constitucional.
Bom, isso se Haroldo não se empolgar demais.
Aracilba fora?
A saída da vice-presidente do PMDB, Aracilba Rocha, só não se consumou, ontem, porque Ney resolveu apelar no sentido em contrário.
O senador disse que ela não suporta mais o tratamento desigual no partido. Conforme disse ela teve, por exemplo, impedido seu acesso aos documentos do partido.
Nadja e o 1º turno
A vereadora Nadja Palitot deixou escapar, ontem, que andam avançadas as negociações entre o PSB, o PPS e o PMDB para uma aliança na sucessão de João Pessoa.
De zero a 10, ela deu nota 7,5 como projeção de um acordo de Ricardo Coutinho com o PMDB.
Bem longe do local onde ela se pronunciava, ontem, em Brasília falava-se em Gervásio Maia como vice de RC.
As tais emendas
A bancada federal da Paraíba tem programado para hoje a reunião com todos os deputados e senadores visando definir as emendas leia-se recursos/obras para execução em 2004.
Como não há consenso, as discussões devem demorar um bocado até serenar Governo e Oposição.
O governador Cássio está chegando na Capital Federal para tratar do tema.
Umas & Outras
… O deputado federal Benjamim Maranhão disse, ontem, que não vai manter a chama em torno de recente viagem à Espanha. Em conversa com o Colunista ele negou que tenha proferido expressões no nível veiculado nem quer polemizar sobre o tema.
… O Chefe de Gabinete do Governo, Carlos José, se credenciou junto ao Chefe do Executivo pela efetiva ação com resultados aliado a uma postura de discreção no nível optado pelo governador.
… O ex-governador Wilson Braga pode fazer tratamento em Cleveland.
… Em Brasília, novos dados sobre a famosa BTE deixam de cabelos em pé os dedicados à causa da microempresa.
… Hoje é dia de conclusão do Seminário do Carnaval. Mais perto do que longe, mesmo estando em Brasília, torço para que o bom senso se mantenha. Antes de mais nada, me acosto aos aplausos pela iniciativa da Câmara Municipal leia-se Fernando Milanez e, em especial, ao multimídia Willis Leal.
… O teatro da Caixa Econômica Federal recebeu um grupo de atores e atrizes envolvidos com a encenação do musical `Democracia Tropical´ sob a direção da produtora Madileine Braga. Detalhe: o autor do musical é Ney Suassuna.
Última
` É pau/ é pedra/ é o fim do caminho…´