Segunda-feira, dia 22 de setembro, às 15h19. É exatamente esse o momento previsto para o despertar das flores. A natureza se prepara para explodir em infinitos tons e beleza com a chegada da primavera, a estação mais colorida do ano. E quem mora em João Pessoa pode celebrar, porque a cidade tem múltiplos espaços para a apreciação das tonalidades a serem reveladas. Os parques e praças públicos estão preparados para receber os que amam vislumbrar o florescer.
Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), afirma que a cidade está cumprindo com seu dever e está pronta para receber a estação da beleza. “João Pessoa preparou as praças, os corredores, os parques para que as árvores floresçam bem e o cidadão, não só o pessoense, mas aquela pessoa que vem de fora, o turista, sinta essa beleza. Está todo mundo na expectativa de ver os ipês roxos, rosa, brancos, e aquele show do ipê amarelo, que é a árvore símbolo da cidade. O pessoense pode ficar tranquilo que a Prefeitura já tem feito tudo para que essa floração seja mais uma atração, não só uma atração turística, mas a atração da paisagem de João Pessoa”, ressaltou.
Um dos privilégios de quem vive ou visita a Capital é o Parque Zoobotânico Arruda Câmara. A famosa Bica é um verdadeiro oásis no meio da cidade, santuário ecológico encravado bem na região central. Coberto por resquício de Mata Atlântica, é um lugar perfeito para apreciar a natureza, especialmente na primavera.
Também na área central da cidade, tem o Parque Solon de Lucena, a Lagoa. O lugar tem uma boa estrutura de lazer, convivência e é bem usado pela população. Lá podemos encontrar uma vegetação diversa: há palmeiras imperiais, várias árvores nativas (Pau-Brasil, ipês, gameleiras, sibipirunas, etc.), além de espécies exóticas. Tudo dentro de uma área de passeio pavimentada, praças, ciclovia e pista de cooper.
Parque das Águas – O Bosque Parque das Águas, no bairro de Mangabeira, é outro espaço público de contemplação da natureza. O espaço tem pórtico de acesso principal, quiosques e banheiros acessíveis, dois estacionamentos que somam 38 vagas, área de convivência com bancos e pergolados, totem, empraçamento, playground, bicicletário e completa iluminação em LED.
Quer mais opções? Na Zona Sul tem o Parque Linear das Três Ruas, nos Bancários, uma intervenção urbana que oferece uma série de espaços de lazer, convivência, esporte e contemplação. O espaço conta com quadras para a prática de esportes, decks de madeira para contemplação da natureza, além de áreas de inclusão adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Também tem ciclovia, pista para caminhada, calçadas padronizadas, bancos, iluminação em LED, jardins, estacionamento e bicicletário.
Praças – Os equipamentos estão espalhados por toda João Pessoa, garantindo espaços de lazer para seres humanos e animais. Mas algumas praças são mais famosas, até pela antiguidade. Exemplo disso é a Praça da Independência, no bairro de Tambiá. Local contemplativo, mais voltado para passeio, relaxamento e encontro cultural.
Tem muito mais, claro. Com o intuito de levar mais espaços de esporte, lazer e que proporcionem mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura de João Pessoa vem investindo em construção e requalificação de praças em todas as regiões da cidade. Até julho deste ano, 17 novos espaços de convivência já haviam sido entregues.
As novas praças seguem um padrão de qualidade e estrutura, implantado na gestão do prefeito Cícero Lucena. Os espaços contam com quadra poliesportiva, playground, espaço pet, academia da terceira idade, pista de caminhada, mesas de jogos, arborização, calçadas com acessibilidade e iluminação em LED.