O Brasil perdeu neste sábado (13) um de seus maiores nomes da música. O multi-instrumentista Hermeto Pascoal, conhecido mundialmente como “o bruxo” da música instrumental, morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua família nas redes sociais.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo o Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste da capital fluminense, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, diz a nota divulgada pela equipe. O texto ressalta que, no exato momento da partida, o grupo do artista estava no palco: “Como ele gostaria, fazendo som e música. Como sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: a música universal segue viva.”
Hermeto foi descrito por Miles Davis como “o músico mais impressionante do mundo”. Vencedor de três Grammys Latinos, mostrou que era possível criar música sofisticada com instrumentos inusitados, como chaleiras, panelas e até sons da natureza.
Autodidata, começou a tocar acordeom ainda criança, em Lagoa da Canoa (AL). Só passou a escrever partituras após os 40 anos, mas já era reconhecido internacionalmente como referência.
Sua última turnê internacional aconteceu há poucas semanas: foram **nove apresentações em sete países da Europa**. No Brasil, seu derradeiro show foi em junho, no **Circo Voador**, no Rio, em clima de festa pelos 89 anos.
Recebeu o título de doutor honoris causa pela prestigiada Juilliard School, em Nova York, além de universidades federais da Paraíba e de Alagoas. Em 2024, lançou o disco “Pra você, Ilza”, em homenagem à sua primeira companheira, eleito um dos melhores do ano pela APCA.