Governo Federal reconhece situação de emergência em Conde após fortes chuvas; famílias ficaram desabrigadas

Imagem Substituída

O município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, teve oficialmente reconhecida sua situação de emergência pelo Governo Federal, por meio da Portaria nº 1.605, de 22 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial da União. A medida, emitida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhece os danos provocados pelas chuvas intensas que atingiram a cidade nas últimas semanas, impactando diretamente a população, a infraestrutura urbana e diversas áreas do território municipal. Ao menos 10 famílias ficaram desabrigadas.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O reconhecimento federal é essencial para que o município tenha acesso a recursos emergenciais da União, destinados a ações de assistência humanitária, reconstrução de áreas atingidas e obras de contenção e drenagem. A portaria confirma o decreto municipal de emergência nº 058/2025, assinado pela prefeita Karla Pimentel no dia 17 de maio.

“Esse reconhecimento é fruto do trabalho técnico e da agilidade de nossa gestão. Agora, com o apoio do Governo Federal, poderemos dar continuidade às ações de resposta e iniciar a recuperação dos danos com mais respaldo e estrutura. Seguimos firmes ao lado da população”, destacou a prefeita Karla Pimentel.

A medida reconhece o desastre natural classificado como chuvas intensas, com base nas informações preenchidas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), e valida as ações que já vêm sendo conduzidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, Defesa Civil Municipal e demais secretarias envolvidas.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo