Por Walter Santos
É a história quem conta: em 20 de maio de 1980 quando a TV TUPI foi fechada com o fato de se tirar o cristal da emissora, estava ali lacrada a TV e um dos ícones da televisão brasileira abrigando a seguir, a ascensão da TVS liderada pelo comunicador Silvio Santos em pleno Governo Figueiredo sob a tutela de Golbery do Couto e Silva.
Exatamente nesta fase quem conduzia a programação da extinta emissora era o cineasta piauiense criado em São Paulo de nome José Maria à quem Silvio Santos confiou a condução da nova programação inicialmente só exibindo filmes na TVS.
Em tempo, como lembra o cineasta, nesse tempo a TVS era só programação cinematográfica e, aliás, quem fazia a apresentação dos filmes era ninguém mais e ninguém menos do que Gugu Liberato que, tempos depois foi contratado por Silvio Santos por indicação de José Maria.
À época, Gugu trabalhava também com portugueses liderados pelo Senhor Andrade com o programa de auditório “Caravela da Saudade” voltado para a comunidade portuguesa em São Paulo.
RELATO PESSOAL
“Trabalhei 2 anos com Silvio Santos logo depois do fechamento da TV TUPI em 198 e fui um dos primeiros funcionários que ele contratou para montar a programação de cinema”.
“É preciso registrar que Silvio Santos acolheu todos os funcionários da TUPI onde tive a felicidade de restaurar todos filmes de sua família”, disse ele ao concluir:
“Sem dúvidas ele foi o maior comunicador da história da TV brasileira e o melhor patrão para todos os funcionários da TV. Meus sentimentos. Que Deus conforte a família”, concluiu.